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AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
2 participantes
Página 1 de 1
AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
Iniciei a duas semamas uma avaliação com os concorrentes da região onde eu pretendo, não sei quando ainda, estabelecer uma delivery.
Meu objetivo primeiro é mesmo conhecer como eles trabalham para que no futuro eu possa tirar proveito do que eles tem de positivo e tentar não cometer os mesmos erros que eu possa verificar nessa minha jornada.
Pretendo pedir ao menos 3 vezes em cada um deles, não são tantos assim, mais irá levar algum tempo para as minhas conclusões que tão logo esteja pronta irei compartilhar a quem desejar, claro será minha visão, e o que é ruim ou bom para mim pode não ser para outros, mas me vejo como uma pessoa de gosto e preferências na média da maioria, por isso creio que seja conclusiva essas observações.
Adotei o criterio de pedir pizza em casa, na sexta, sabádo ou domingo, em horário de pico, 20 as 22h, com sabor das mais tradicionais, tamanho familia 35cm, 950 a 1100k de peso espessura de 1,5 a 4mm.
Os itens que adotei para avaliação, são os seguintes:
-NOME DO LOCAL E A PIZZA PEDIDA, SE É PACOTE FECHADO (+REFRI+ PIZZA DOCE, ETC) OU MESMO SÓ A PIZZA.
- QUALIDADE ATENDIMENTO= VIA PREFERENCIALMENTE TELEFONE OU MESMO NO BALCÃO.
- TEMPO DE ENTREGA.
- ENTREGADOR= SIMPATIA, ROUPAS, VEICULO, MEIO DE ARMAZENAMENTO, ETC...
- EMBALAGEM= LOGOTIPO, CHEIRO, IMPRESSÃO CAUSADA.
- APRESENTAÇÃO DO PRODUTO= ABRIR A CAIXA E DIZER É BONITA OU NÃO, ESSA PRIMEIRA IMPRESSÃO AJUDA NA VONTADE DE COMER, TEMPERATURA, AROMA, COR.
- TAMANHO= DIAMETRO, ESPESSURA, PESO.
- SABOR DA MASSA
- SABOR DO RECHEIO.
- E POR ÚLTIMO PREÇO COBRADO.
Gostaria de avaliar mais itens por isso peço ajuda, o que mais poderiam me sujerir.
obrigado a todos.
LUIZ R
Meu objetivo primeiro é mesmo conhecer como eles trabalham para que no futuro eu possa tirar proveito do que eles tem de positivo e tentar não cometer os mesmos erros que eu possa verificar nessa minha jornada.
Pretendo pedir ao menos 3 vezes em cada um deles, não são tantos assim, mais irá levar algum tempo para as minhas conclusões que tão logo esteja pronta irei compartilhar a quem desejar, claro será minha visão, e o que é ruim ou bom para mim pode não ser para outros, mas me vejo como uma pessoa de gosto e preferências na média da maioria, por isso creio que seja conclusiva essas observações.
Adotei o criterio de pedir pizza em casa, na sexta, sabádo ou domingo, em horário de pico, 20 as 22h, com sabor das mais tradicionais, tamanho familia 35cm, 950 a 1100k de peso espessura de 1,5 a 4mm.
Os itens que adotei para avaliação, são os seguintes:
-NOME DO LOCAL E A PIZZA PEDIDA, SE É PACOTE FECHADO (+REFRI+ PIZZA DOCE, ETC) OU MESMO SÓ A PIZZA.
- QUALIDADE ATENDIMENTO= VIA PREFERENCIALMENTE TELEFONE OU MESMO NO BALCÃO.
- TEMPO DE ENTREGA.
- ENTREGADOR= SIMPATIA, ROUPAS, VEICULO, MEIO DE ARMAZENAMENTO, ETC...
- EMBALAGEM= LOGOTIPO, CHEIRO, IMPRESSÃO CAUSADA.
- APRESENTAÇÃO DO PRODUTO= ABRIR A CAIXA E DIZER É BONITA OU NÃO, ESSA PRIMEIRA IMPRESSÃO AJUDA NA VONTADE DE COMER, TEMPERATURA, AROMA, COR.
- TAMANHO= DIAMETRO, ESPESSURA, PESO.
- SABOR DA MASSA
- SABOR DO RECHEIO.
- E POR ÚLTIMO PREÇO COBRADO.
Gostaria de avaliar mais itens por isso peço ajuda, o que mais poderiam me sujerir.
obrigado a todos.
LUIZ R
Luiz R- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Vale do Paraiba SP,RJ
Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 03/03/2009
Emprego/lazer : micro empresário / viagem
Humor : 90% tranquilo.
País :
Re: AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
Olá Luiz
Essas avaliações que faz, creio já ser o suficiente.
Agora deve consentrar seu fóco em seu próprio produto, para não ser mais um no mercado. Devemos ficar atentos quanto ao anceio do cliente, isso é mais importante que as ações do concorrente. Geramente quando avaliamos algo, temos a tendência de copialos, eu particularmente não me importo tanto com a concorrência, prefiro consentrar minhas forças no meu próprio trabalho, estar atentos as tendências do mercado acho mais importante.
Aprimorar cada dia mais meu produto, é minha principal ação. Antecipar-se aos concorrentes faz a pedra mudar de sapato, não olhe para eles como se fossem essa pedra, seja a pedra no sapato deles. Faça seu trabalho com dedicação, ouça seus clientes, e obterá um resultado surpreendente.
Boa sorte amigo.
Essas avaliações que faz, creio já ser o suficiente.
Agora deve consentrar seu fóco em seu próprio produto, para não ser mais um no mercado. Devemos ficar atentos quanto ao anceio do cliente, isso é mais importante que as ações do concorrente. Geramente quando avaliamos algo, temos a tendência de copialos, eu particularmente não me importo tanto com a concorrência, prefiro consentrar minhas forças no meu próprio trabalho, estar atentos as tendências do mercado acho mais importante.
Aprimorar cada dia mais meu produto, é minha principal ação. Antecipar-se aos concorrentes faz a pedra mudar de sapato, não olhe para eles como se fossem essa pedra, seja a pedra no sapato deles. Faça seu trabalho com dedicação, ouça seus clientes, e obterá um resultado surpreendente.
Boa sorte amigo.
Convidad- Convidado
Re: AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
obrigado Kira pelas colocações, vou me lembrar disso, mas veja você apenas a título de curiosidade:
Sabádo pedi pizza pela terceira vez, e olha que agora foi no local que creio ser o maior da região, é tradicional, e está esbelecido a alguns bons anos.
Achei incrível, mas nas 3 o atendimento é muito ruim na minha avaliação.
Em duas a atendente não ve a hora de desligar o telefone, fui eu quem ligou, e pior são completamente desinformada não conhecem o cardápio e os pacotes, não tem noção de medida, não sabe com exatidão o que é centimetro imagine então se sabe o diametro das redondas, olha fiquei pasmo.
Na terceira a atendente é muito bem informada mas simplesmente engrossou comigo,alterou o tom de voz, quando perguntei pela segunda vez se eles venderiam a pizzza para mim sem que eu tivesse também que levar o refri + pizza doce.
Coitado de seus patrões!!!
Kira, é por isso que nessa fase embrionária preciso verificar os meus futuros concorrentes, por exemplo já aprendi que ninguêm vai pegar o tel. sem antes decorar o cardápio, e a necessidade de monitoramento constante para saber qual o tratamento dado ao cliente por eles.
Mas concordo que inovação e principalmente saber o que os clientes querem, de forma constante, é o caminho para se estabelecer.
Abraço.
Sabádo pedi pizza pela terceira vez, e olha que agora foi no local que creio ser o maior da região, é tradicional, e está esbelecido a alguns bons anos.
Achei incrível, mas nas 3 o atendimento é muito ruim na minha avaliação.
Em duas a atendente não ve a hora de desligar o telefone, fui eu quem ligou, e pior são completamente desinformada não conhecem o cardápio e os pacotes, não tem noção de medida, não sabe com exatidão o que é centimetro imagine então se sabe o diametro das redondas, olha fiquei pasmo.
Na terceira a atendente é muito bem informada mas simplesmente engrossou comigo,alterou o tom de voz, quando perguntei pela segunda vez se eles venderiam a pizzza para mim sem que eu tivesse também que levar o refri + pizza doce.
Coitado de seus patrões!!!
Kira, é por isso que nessa fase embrionária preciso verificar os meus futuros concorrentes, por exemplo já aprendi que ninguêm vai pegar o tel. sem antes decorar o cardápio, e a necessidade de monitoramento constante para saber qual o tratamento dado ao cliente por eles.
Mas concordo que inovação e principalmente saber o que os clientes querem, de forma constante, é o caminho para se estabelecer.
Abraço.
Luiz R- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Vale do Paraiba SP,RJ
Número de Mensagens : 99
Data de inscrição : 03/03/2009
Emprego/lazer : micro empresário / viagem
Humor : 90% tranquilo.
País :
Re: AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
Luiz, como vai?
Bom eu também vou abrir minha delivery por agora, e também estou no mercado pesquisando.
É mais ou menos do jeito que você está fazendo.
Agora o lance que não vai dar pra fazer no meu delivery é colocar qualquer um no TELEFONE, cara se não for alguém completamente competente e educado e saber tudo da pizzaria, nem abra seu negócio, é perda de tempo e dinheiro.
Segundo, o pessoal da entrega, se não estiver uniformizado e não for cortez, e estiver dentro das normas da sua empresa, também nem tente começar.
São o calcanhar de aquiles do nosso negócio.
São as duas pessoas que terão contato DIRETO com nosso cliente.
Se for qualquer um, já era. O negócio não vai decolar.
Eu nos primeiros 4 meses vou estar atendendo o telefone eu mesmo.
Já contratei um Ajudante, um pizzaiolo, e um back up.
Esse back up, essa pessoa será como um coringa, vai aprender de tudo na pizzaria, será uma pessoa escolhida a dedo, alguém que vai crescer com o negócio, assumindo uma gerência num futuro, pois pretendo transformar meu negócio em franquia no médio, longo prazo.
Então é isso, muito cuidado com estas duas peças CHAVES do seu negócio.
Se elas não funcionarem logo de cara, seu negócio não decola.
A pizza o motivo principal do seu negócio, nem preciso dizer que tem que ser feita com os melhores ingredientes, e a melhor massa e o melhor molho. Isso é o básico, eu acho.
Abraço a todos, e a você, e boa sorte !!!!
Bom eu também vou abrir minha delivery por agora, e também estou no mercado pesquisando.
É mais ou menos do jeito que você está fazendo.
Agora o lance que não vai dar pra fazer no meu delivery é colocar qualquer um no TELEFONE, cara se não for alguém completamente competente e educado e saber tudo da pizzaria, nem abra seu negócio, é perda de tempo e dinheiro.
Segundo, o pessoal da entrega, se não estiver uniformizado e não for cortez, e estiver dentro das normas da sua empresa, também nem tente começar.
São o calcanhar de aquiles do nosso negócio.
São as duas pessoas que terão contato DIRETO com nosso cliente.
Se for qualquer um, já era. O negócio não vai decolar.
Eu nos primeiros 4 meses vou estar atendendo o telefone eu mesmo.
Já contratei um Ajudante, um pizzaiolo, e um back up.
Esse back up, essa pessoa será como um coringa, vai aprender de tudo na pizzaria, será uma pessoa escolhida a dedo, alguém que vai crescer com o negócio, assumindo uma gerência num futuro, pois pretendo transformar meu negócio em franquia no médio, longo prazo.
Então é isso, muito cuidado com estas duas peças CHAVES do seu negócio.
Se elas não funcionarem logo de cara, seu negócio não decola.
A pizza o motivo principal do seu negócio, nem preciso dizer que tem que ser feita com os melhores ingredientes, e a melhor massa e o melhor molho. Isso é o básico, eu acho.
Abraço a todos, e a você, e boa sorte !!!!
delubiod- COLABORADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 54
Localização : Goiânia
Número de Mensagens : 580
Data de inscrição : 05/02/2009
Emprego/lazer : Dono de Pizzaria
Humor : de boa
País :
Re: AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
Olá Delubio vou bem, e a cada dia mais confiante no meu sonho, principalmente depois que tenho dedicado tempo a pensar nele muito mais que fazia antes, e uma grande contribuição para isso são vcs deste forum, espetacular...
Acho que estamos na mesma direção quando pensamos em satisfação ao cliente.
Meu objetivo, quero deixar bem claro não é falar mau dos meus futuros concorrentes, tanto que não citarei quem são, espero que possam compreender, mas sim compartilhar com todos deste para não cometermos os mesmos erros, na minha visão.
Vou te contar mais uma:
Na segunda pizza que pedi, é a segunda maior daqui, tempo que me deram para chegar 40' chegou em 55', para o local ´uma eternidade.
O entregador, simpático... mas fala até o que o cliente não precisa saber, não pela boca dele, ex, hoje já entreguei tantas pizzas, o movimento hoje está demais, o pizzaiolo faltou, no sabádo vendemos tantas pizzas, sou contrato da seguinte maneira... que ao meu ver é irregular.
Observando enquanto o rapaz falava, pude ver que não tem os dentes da frente, nenhum... poxa, o patrão poderia para o bem de todos subsidiar uma dentadura a ele, não é o fim do mundo, pois o cara é simpático como disse.
Sua caixa de entrega estava suja na parte exterior, assim como sua roupa estava mesmo encardida e sem uniforme, para completar não me planfetou.
Ah sim a pizza é boa especialmente a massa e estava bem quentinha, a entrega foi apenas 600 metros da pizzaria.
Acho que estamos na mesma direção quando pensamos em satisfação ao cliente.
Meu objetivo, quero deixar bem claro não é falar mau dos meus futuros concorrentes, tanto que não citarei quem são, espero que possam compreender, mas sim compartilhar com todos deste para não cometermos os mesmos erros, na minha visão.
Vou te contar mais uma:
Na segunda pizza que pedi, é a segunda maior daqui, tempo que me deram para chegar 40' chegou em 55', para o local ´uma eternidade.
O entregador, simpático... mas fala até o que o cliente não precisa saber, não pela boca dele, ex, hoje já entreguei tantas pizzas, o movimento hoje está demais, o pizzaiolo faltou, no sabádo vendemos tantas pizzas, sou contrato da seguinte maneira... que ao meu ver é irregular.
Observando enquanto o rapaz falava, pude ver que não tem os dentes da frente, nenhum... poxa, o patrão poderia para o bem de todos subsidiar uma dentadura a ele, não é o fim do mundo, pois o cara é simpático como disse.
Sua caixa de entrega estava suja na parte exterior, assim como sua roupa estava mesmo encardida e sem uniforme, para completar não me planfetou.
Ah sim a pizza é boa especialmente a massa e estava bem quentinha, a entrega foi apenas 600 metros da pizzaria.
Luiz R- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Vale do Paraiba SP,RJ
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Re: AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
Delubio e Luiz
Eu trabalho com delivery no restaurante, de segunda a sexta atendo mais de oitente ligações.no final de semana atendo em média 120 ligações. O tempo médio de atendimento é de 30 segundos. para isso tem que ter uma certa sensibilidade, tem clientes que gosta de eficiencia no atendimento, tem clinte que quer atenção. Procuro ser o mais breve possivel para não perder venda, acredito que seja muito diferente na pizza. No marmitex também tem o cardápio do dia e opções para substituir ítem caso não queira. Sei que nos dias de pique acabo as vezes sendo breve até de mais.
-uma de minhas técnicas, é me antecipar ao cliente falo o cardápio do dia e em seguida, demostrando que conheço seu gosto pessoal ofereço-lhe as opções de troca. ex. hoje temos bife acebolado, o Sr. prefere sem cebolas, não é mesmo. Ou hoje temos pernil assado, se preferir posso substiuir por filé de frango grelhado. Acredito que quando faço isso, de alguma forma estou induzindo o cliente a tomar descisão. Mas uma coisa é certo, ninguém é tão eficiente quanto você mesmo. Você saberá qual será a melhor forma de atender cada cliente, porque você prescisa vender, e ao mesmo tempo não pode perder o cliente por mal atendimento. Então saberá dozar o tempo que cada cliente prescisa para sair satisfeito.
Nenhum dos meus funcionários vende tanto por telefone quanto eu, quando estou ao telefone a venda de refrigerantes por marmita também aumenta.
Em relação a entrega, procuro informar o tempo correto de entrega, as vezes perco até a venda por dizer a verdade, mas não prometo o que sei que não vou cumprir, e mesmo assim as vezes foge do controle, um pneu que fura, um endereço complexo, numeração fora de ordem, e outras variáveis que abam prejudicando o roteiro.
Abraços amigos.
Eu trabalho com delivery no restaurante, de segunda a sexta atendo mais de oitente ligações.no final de semana atendo em média 120 ligações. O tempo médio de atendimento é de 30 segundos. para isso tem que ter uma certa sensibilidade, tem clientes que gosta de eficiencia no atendimento, tem clinte que quer atenção. Procuro ser o mais breve possivel para não perder venda, acredito que seja muito diferente na pizza. No marmitex também tem o cardápio do dia e opções para substituir ítem caso não queira. Sei que nos dias de pique acabo as vezes sendo breve até de mais.
-uma de minhas técnicas, é me antecipar ao cliente falo o cardápio do dia e em seguida, demostrando que conheço seu gosto pessoal ofereço-lhe as opções de troca. ex. hoje temos bife acebolado, o Sr. prefere sem cebolas, não é mesmo. Ou hoje temos pernil assado, se preferir posso substiuir por filé de frango grelhado. Acredito que quando faço isso, de alguma forma estou induzindo o cliente a tomar descisão. Mas uma coisa é certo, ninguém é tão eficiente quanto você mesmo. Você saberá qual será a melhor forma de atender cada cliente, porque você prescisa vender, e ao mesmo tempo não pode perder o cliente por mal atendimento. Então saberá dozar o tempo que cada cliente prescisa para sair satisfeito.
Nenhum dos meus funcionários vende tanto por telefone quanto eu, quando estou ao telefone a venda de refrigerantes por marmita também aumenta.
Em relação a entrega, procuro informar o tempo correto de entrega, as vezes perco até a venda por dizer a verdade, mas não prometo o que sei que não vou cumprir, e mesmo assim as vezes foge do controle, um pneu que fura, um endereço complexo, numeração fora de ordem, e outras variáveis que abam prejudicando o roteiro.
Abraços amigos.
Convidad- Convidado
Re: AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
É isso, as variáveis tem sempre que fazer parte do negócio.
É como as finanças, tem a parte fixa e a parte variável.
Se tudo fosse fixo, certinho não teria nem graça, né mesmo.
Quanto ao atendimento, fica claro pra mim que ao telefone tem que ser alguém dinâmico e que antecipe as vendas, induzindo (no bom sentido) o cliente a optar mais rápido pelo seu pedido, e já partindo pra próxima venda.
Abraço a todos!!!!
É como as finanças, tem a parte fixa e a parte variável.
Se tudo fosse fixo, certinho não teria nem graça, né mesmo.
Quanto ao atendimento, fica claro pra mim que ao telefone tem que ser alguém dinâmico e que antecipe as vendas, induzindo (no bom sentido) o cliente a optar mais rápido pelo seu pedido, e já partindo pra próxima venda.
Abraço a todos!!!!
delubiod- COLABORADOR MASTER
- Sexo :
Idade : 54
Localização : Goiânia
Número de Mensagens : 580
Data de inscrição : 05/02/2009
Emprego/lazer : Dono de Pizzaria
Humor : de boa
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Re: AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
Pessoal,
Estou gostando da conversa.
Sempre tive e tenho em minha cabeça que o atendimento é o cartão de visita de qualquer estabelecimento.
Uma pesquisa de mercado é o pontapé inicial para um bom planejamento do negócio. Temos que pesquisar o seu publico alvo, o seu concorrente, a localização.
Um abraço,
Estou gostando da conversa.
Sempre tive e tenho em minha cabeça que o atendimento é o cartão de visita de qualquer estabelecimento.
Uma pesquisa de mercado é o pontapé inicial para um bom planejamento do negócio. Temos que pesquisar o seu publico alvo, o seu concorrente, a localização.
Um abraço,
Convidad- Convidado
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