Entrar
VISITAS DIÁRIAS-
Procurar
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15003) | ||||
Cheff Hassin (14516) | ||||
DED (8184) | ||||
GILBERTO COSTA (7431) | ||||
ISA (4949) | ||||
Carlos Daia (4228) | ||||
MAURO LUCENA (3164) | ||||
maurojonas brito (2375) | ||||
AVLIS (1905) | ||||
schuman (1399) |
Tópicos semelhantes
Quem está conectado?
Há 229 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 229 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 1244 em Qui 01 Fev 2024, 21:18
Estatísticas
Temos 59404 usuários registradosO último membro registrado é emerson0
Os nossos membros postaram um total de 170513 mensagens em 12160 assuntos
Duvida sobre o porque do fermento!
+9
Luiz R
Hugo Correia
Gunnarbrs
arrichiello
Renata Soeiro
gustavo_safi
delubiod
Bazzo
Crocha
13 participantes
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: Duvida sobre o porque do fermento!
andreguidon escreveu:obrigado gente !
esbarrei num mesmo problema num forum americano, onde um napolitano participava, só qu quando agente pedia informação a mais, ele já barrava.... hahhahaa !!! mais continuo participante aqui, pois do mesmo jeito que aprendi em forum algumas coisas, outras aprendi apanhando (testando muito) e lendo muitos levros... grande abraço a todos !
Nossa rapaz depois que reli o seu post acredito que eu não postei direito o recado....o que eu propus foi um curso "remunerado"...isso é, voce estaria montando um negócio na internet. O curso que eu disse que fiz de C++ eu paguei quase 300,00 por ele e não me arrependo....por exemplo se eu posso fazer um curso on line contigo que é um mestre para que vou perder tempo no SENAC..foi isso que eu quis dizer...hoje em dia esse negocio de curso presencial não existe mais ....como vou adquirir conhecimentos praticos do Hassin por exemplo que ta no chile.....e tambem não posso encher a paciencia dele o dia inteiro......para isso tem a internet e seus sites comerciais e assim vai......por isso o roger da eletronica não faz mais nada porque ele fica só ganhando dinheiro nos cursos ....o grau de ensinamento nas apostilas vai em contra a proposta de iniciante a chief .......as vezes até para fazer perguntas aqui é dificil pois como perguntar se nem o mais basico muitos não sabem....tem que ter uma base inicial....por mais que tenho me esforçado é dificil pois não sou da area....sinto que falta algo....vou fazer o curso do senac mas tenho certeza que aprendi mais com voces aqui do que vou aprender la .......mas como voce ja disse seus planos são outros....o que não inviabiliza a idéia
http://www.rogercom.com/
Última edição por Crocha em Qui 04 Jun 2009, 18:02, editado 2 vez(es)
Crocha- PARTICIPANTE COLABORADOR
- Número de Mensagens : 306
.....com um mes do forum ja consigo desenvolver uma massa, projetar um forno a lenha, entender o porque dos ingredientes, usar termometros em massa e dosadores, balanças, dezenas de videos educativos, e livros que ja adquiri.............eu nunca cozinhei na vida e apesar dos fracassos ja consigo enrolar minha mãe nos papos de cozinha ehehehhehehe,....e sei que vou chegar lá pois nunca perdi nos meus desafios nessa vida.....sou autodidata graças a Deus e adoro amizades.....as vezes cometo erros brincando com alguns participantes que por não estarem olhando em meus olhos podem me interpretar mal....realmente é um erro da minha parte........mas com o tempo a gente aprende a conhecer uma pessoa até pela sua digitação.....abçs
- Número de Mensagens : 306
legal cara !
eu por enquanto nao pretendo dar cursos, estou concentrado na minha profissao (atual), e neste novo projeto meu (abrir uma pizzaria bistro).
eu por enquanto nao pretendo dar cursos, estou concentrado na minha profissao (atual), e neste novo projeto meu (abrir uma pizzaria bistro).
Convidad- Convidado
Ola,
Felicidades para o novo projecto
Hugo
Felicidades para o novo projecto
Hugo
Hugo Correia- VISITANTE ESPORÁDICO
Número de Mensagens : 23
País :
André, tinha duvida do significado bistrô ou bistro...
no link tem a rsposta.
http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/blogs/omelhordobrasil/2008/12/de-onde-vem-o-nome-bistr.shtml
no link tem a rsposta.
http://vejasaopaulo.abril.com.br/red/blogs/omelhordobrasil/2008/12/de-onde-vem-o-nome-bistr.shtml
Luiz R- PARTICIPANTE
Número de Mensagens : 99
Emprego/lazer : micro empresário / viagem
Humor : 90% tranquilo.
País :
A palavra "bistrô" tem origem francesa, embora exista uma lenda afirmando que ela seja de origem russa.
A lenda surgiu devido à existência da palavra "bystro" no idioma russo,
e afirma que o vocábulo teria se difundido em Paris durante a ocupação
russa de 1815; soldados russos iriam aos restaurantes, gritando "bystro, bystro" ("быстро, быстро") que quer dizer "rápido, rápido".[1]
Entretanto, a verdadeira origem da palavra é desconhecida, tendo
sido usada para denominar os proprietários de pequenos comércios de
vinho; posteriormente, a palavra passou a nomear o estabelecimento em
si.
Hoje o termo é usado como sinônimo de pequenos, tradicionais e charmosos restaurantes de inspiração francesa.
A lenda surgiu devido à existência da palavra "bystro" no idioma russo,
e afirma que o vocábulo teria se difundido em Paris durante a ocupação
russa de 1815; soldados russos iriam aos restaurantes, gritando "bystro, bystro" ("быстро, быстро") que quer dizer "rápido, rápido".[1]
Entretanto, a verdadeira origem da palavra é desconhecida, tendo
sido usada para denominar os proprietários de pequenos comércios de
vinho; posteriormente, a palavra passou a nomear o estabelecimento em
si.
Hoje o termo é usado como sinônimo de pequenos, tradicionais e charmosos restaurantes de inspiração francesa.
Convidad- Convidado
a ideia é um lugar pequeno e aconchegante, onde se serve um produto gourmet.
Convidad- Convidado
Bom dia André, deixa eu te fazer uma pergunta para fechar este tema....li que voce usa fleischmann....Qual o melhor fermento que eu deva usar em minhas experiencias de massa....seco ou seco instantaneo...na sua receita padrão de 0,5% voce esta se referindo a qual dos dois? ..um abraço
Número de Mensagens : 306
Emprego/lazer : futuro pizzaiollo
Humor : Excelente
País :
André,
Sabe que tenho esta mesma idéia de negócio.
Não estou te copiando, venho desenvolvendo-a a quase um ano.
Sucesso nesta sua empreitada
Sabe que tenho esta mesma idéia de negócio.
Não estou te copiando, venho desenvolvendo-a a quase um ano.
Sucesso nesta sua empreitada
Convidad- Convidado
crocha, seco instantaneo (pode se misturar direto na farinha), isto quando uso fermento deste tipo, geralmente uso meu fermento natural, mais pode usar o seco instantaneo sem problemas.
augusto, legal cara ! espero que nós possamos atingir nossas metas !
abraço.
augusto, legal cara ! espero que nós possamos atingir nossas metas !
abraço.
Convidad- Convidado
Sou nevo no forum (post #1), mas ter dica pro que se procura mais informacaos
1- Accessar Google & digitar forum pizza
2- O primeiro link que aparece é de famous forum dos USA
3- 100% de informacoes que li por aqui, estar lá...
4- Quer dica de pizza de Sao Paulo
Andre, good luck em su negocio.
Augusto este video pode inspirar voces:
https://www.youtube.com/watch?v=mz91GfoZ-Zs
Sorry pelo meu portugues ruim.
1- Accessar Google & digitar forum pizza
2- O primeiro link que aparece é de famous forum dos USA
3- 100% de informacoes que li por aqui, estar lá...
4- Quer dica de pizza de Sao Paulo
Andre, good luck em su negocio.
Augusto este video pode inspirar voces:
https://www.youtube.com/watch?v=mz91GfoZ-Zs
Sorry pelo meu portugues ruim.
Última edição por sebachcello em Ter 09 Jun 2009, 21:06, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : escreveu errado, melhorar mas ruim ainda)
Convidad- Convidado
André,
Vc pode passar o processo de fabricação do seu fermento natural?
Vc pode passar o processo de fabricação do seu fermento natural?
Convidad- Convidado
sebachcello bem vindo ! de onde vc eh ?
augusto,
ele nao foi fabricado, comprei ele eh vivo, e alimento ele semanalmente quando tiro da geladeira para usar.... comprei um de napoli que tem uns 100 anos..
http://www.sourdo.com/
augusto,
ele nao foi fabricado, comprei ele eh vivo, e alimento ele semanalmente quando tiro da geladeira para usar.... comprei um de napoli que tem uns 100 anos..
http://www.sourdo.com/
Convidad- Convidado
Sei,
tipo iogurte.
Eles exportam? Tem como conseguir uma pequena quantidade?
tipo iogurte.
Eles exportam? Tem como conseguir uma pequena quantidade?
Convidad- Convidado
Obrigado Andre, soi de Croatia, estudiando em Sampa.
Augusto, este video é bom (funciona): https://www.youtube.com/watch?v=d0Iwzxl-mFg
Eu viveu um tempo a Napoli, mas pouca pizzarias usa sourdough en lá, dificil manter descontaminado en pizzaria. Em casa bom
Abraco
Senat Bachcellovar
Augusto, este video é bom (funciona): https://www.youtube.com/watch?v=d0Iwzxl-mFg
Eu viveu um tempo a Napoli, mas pouca pizzarias usa sourdough en lá, dificil manter descontaminado en pizzaria. Em casa bom
Abraco
Senat Bachcellovar
Convidad- Convidado
augusto,
ele vem desidratado, vc ativa aqui e o cultiva... os meus estao com 2 anos ja... e vc tbem pode criar o seu, com lactobacilos e bacterias locais do jeito do video...
senat,
bem vindo novamente, boa pizzada para vc !!
ele vem desidratado, vc ativa aqui e o cultiva... os meus estao com 2 anos ja... e vc tbem pode criar o seu, com lactobacilos e bacterias locais do jeito do video...
senat,
bem vindo novamente, boa pizzada para vc !!
Convidad- Convidado
I agree with him. However I think art is also about evolution - it
constantly changes. His style in pizza is an homage to traditional
neapolitan. However, i think its about painting. Picasso was a trained
traditional painter before he became a precursor to cubism. So I think
pizza is the same thing.
TRADUÇÃO : Eu concordo com ele. Entretanto eu acho que arte é também evolução - muda constantemente. Seu estilo na fabricação de pizza é caseira para napolitana tradicional.
Entretanto, eu acho que é como uma pintura. Picasso foi treinado por um pintor tradicional antes de se tornar o precursor do CUBISMO. Então eu acho que pizza é a mesma coisa.
O rapaz que deu este comentário logo após o video do CHOW, expressa bem o que é o assunto PIZZA. Tudo na vida evolui, muda, adquire novas caracteristicas, é intríseco do nosso ser.
E essa é a verdadeira beleza das coisas. Concordo com a tradição, coisa que brasileiro não sabe o que é. Não sabemos nem em quem votamos nas últimas eleições municipais, quiçá manter tradições.
O que é bom também, não estamos apegados, agarrados a tanta bobeira que vem junto com tradições. Porque nem sempre a tradição é coisa boa. Ler um pouco de história ajuda a entender o que estou querendo dizer.
A boa tradição é outra coisa, mas precisamos evoluir, mudar as coisas, testar, descobrir, é nosso, é da nossa alma.
E a pizza evoluiu quando veio para as Américas, hoje é diferente, cheia de sabor, de ingredientes inusitados, mas não deixa de ser uma pizza.
Louvável a idéia de manter as tradições, mas temos que ter os DESBRAVADORES trabalhando, testando, mudando as coisas, para que possamos ter carros melhores, computadores mais velozes, enfim uma vida mais fácil e tranquila, e porque não uma PIZZA perfeita sem ser tradicional.
Um abraço a todos!!!
constantly changes. His style in pizza is an homage to traditional
neapolitan. However, i think its about painting. Picasso was a trained
traditional painter before he became a precursor to cubism. So I think
pizza is the same thing.
TRADUÇÃO : Eu concordo com ele. Entretanto eu acho que arte é também evolução - muda constantemente. Seu estilo na fabricação de pizza é caseira para napolitana tradicional.
Entretanto, eu acho que é como uma pintura. Picasso foi treinado por um pintor tradicional antes de se tornar o precursor do CUBISMO. Então eu acho que pizza é a mesma coisa.
O rapaz que deu este comentário logo após o video do CHOW, expressa bem o que é o assunto PIZZA. Tudo na vida evolui, muda, adquire novas caracteristicas, é intríseco do nosso ser.
E essa é a verdadeira beleza das coisas. Concordo com a tradição, coisa que brasileiro não sabe o que é. Não sabemos nem em quem votamos nas últimas eleições municipais, quiçá manter tradições.
O que é bom também, não estamos apegados, agarrados a tanta bobeira que vem junto com tradições. Porque nem sempre a tradição é coisa boa. Ler um pouco de história ajuda a entender o que estou querendo dizer.
A boa tradição é outra coisa, mas precisamos evoluir, mudar as coisas, testar, descobrir, é nosso, é da nossa alma.
E a pizza evoluiu quando veio para as Américas, hoje é diferente, cheia de sabor, de ingredientes inusitados, mas não deixa de ser uma pizza.
Louvável a idéia de manter as tradições, mas temos que ter os DESBRAVADORES trabalhando, testando, mudando as coisas, para que possamos ter carros melhores, computadores mais velozes, enfim uma vida mais fácil e tranquila, e porque não uma PIZZA perfeita sem ser tradicional.
Um abraço a todos!!!
delubiod- COLABORADOR MASTER
Número de Mensagens : 580
Emprego/lazer : Dono de Pizzaria
Humor : de boa
País :
Concordei a vovce delubiod. Nao comeu nunca antes pizza do Brasil, mas gostar molto.
Esposo da meinha irma é de Napoli, tem pizzaria em Croatia, faz pizza tradicional, mas eu gostei mais de pizza de sao paulo.
Quero saber fazer pra falar pra ele.
Obrigado
Senat
Esposo da meinha irma é de Napoli, tem pizzaria em Croatia, faz pizza tradicional, mas eu gostei mais de pizza de sao paulo.
Quero saber fazer pra falar pra ele.
Obrigado
Senat
Convidad- Convidado
Delubiod, gostei muito da sua visão dialética da pizza. Penso igual a vc, tradição só pela tradição, apenas pelo purismo chauvinista é uma bobagem. Gostaria de ter sua opinião sobre a utilização do fermento na confecção da massa. Já usou levedura de cerveja?
marcelo waddington- PARTICIPANTE ATIVO
Número de Mensagens : 201
País :
Comcordo com o Delubio, já experientei pizzas de todos os lugares, paises, estados brasileiros, todas tem suas particularidades.
Mas inovar faz parte do nosso povo.
E no final o que vale é agradar o cliente, fonecendo algo que ele queria, com a qualidade que ele queria.
E nós, por nossa vez, conseguimos testar a aceitação de nossos produtos pelos resultados obtidos.
Abraços e bom inicio de semana.
Mas inovar faz parte do nosso povo.
E no final o que vale é agradar o cliente, fonecendo algo que ele queria, com a qualidade que ele queria.
E nós, por nossa vez, conseguimos testar a aceitação de nossos produtos pelos resultados obtidos.
Abraços e bom inicio de semana.
Ajude-nos a fortalecer o grupo Feira de Negócios do Fórum de Pizzas no Facebook, um canal direto entre o fabricante e os donos de pizzaria.
Clique aqui e se inscreva.
DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
Número de Mensagens : 15003
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
me ajudem a identificar minha falha...
quando a gente vai abrir a massa e ela começa a voltar (eu estico ela encolhe) geralmente o erro está em que?
e alem disso, depois que assei, formou uma camadinha bem fininha em baixo meio durinha, que notei que meus convidados estavam tendo um pouco de dificuldade para cortar.
no geral a massa tinha bom sabor, bom volume e crocancia, a borda estava linda e deliciosa mas alguma coisa faltou.
aguardo de alguem alguma luz.
abs
quando a gente vai abrir a massa e ela começa a voltar (eu estico ela encolhe) geralmente o erro está em que?
e alem disso, depois que assei, formou uma camadinha bem fininha em baixo meio durinha, que notei que meus convidados estavam tendo um pouco de dificuldade para cortar.
no geral a massa tinha bom sabor, bom volume e crocancia, a borda estava linda e deliciosa mas alguma coisa faltou.
aguardo de alguem alguma luz.
abs
arrichiello- PARTICIPANTE ATIVO
Número de Mensagens : 160
Emprego/lazer : lazer é pizza!
Humor : Razoavel Rsssssss
País :
não houve desenvolvimento do gruten
a farinha não tem gruten suficiente
a farinha não é de qualidade
a farinha não tem gruten suficiente
a farinha não é de qualidade
Convidad- Convidado
pessoal... só para averiguar. Vcs ficam nervosos quando passam preparando uma massa com todo amor e carinho dias entre sova, descanso, geladeira, boleamento, novo descanso.
tento controlar o maximo possivel a temperatura do ambiente para que tudo corra como imaginamos, aí vc assa sua pizza como se fosse um trofeu, olha pra ela e a admira, aí vc serve a seus convidados e eles começam a separar a borda (maravilhosa) no canto do prato!
eu fico louco tenho vontade de mandar o sem noção embora!
desculpe o desabafo
abs
tento controlar o maximo possivel a temperatura do ambiente para que tudo corra como imaginamos, aí vc assa sua pizza como se fosse um trofeu, olha pra ela e a admira, aí vc serve a seus convidados e eles começam a separar a borda (maravilhosa) no canto do prato!
eu fico louco tenho vontade de mandar o sem noção embora!
desculpe o desabafo
abs
País :
caro Augustoba.
será?
veja ... usei farinha bunge para pizza (foi a primeira vez que usei dessa) com adição de 35g de gluten pra 1kg de farinha creio ter misturado, bem.
será que o problema não pode ter sido com o gluten que adicionei?
será?
veja ... usei farinha bunge para pizza (foi a primeira vez que usei dessa) com adição de 35g de gluten pra 1kg de farinha creio ter misturado, bem.
será que o problema não pode ter sido com o gluten que adicionei?
País :
Com toda certeza arrichiello, não há a necessidade de se adicionar mais nada nesta farinha, ela já é pronta pra pizza.
Use somente:
Azeite
Fermento
Água
Sal
Açucar (se quiser, para dourar mais rápido)
E nesta fórmula só o Fermento deve ser medido com precisão, e é de 0,8g a 1,0g por kg de farinha, depende da velocidade que você quer que sua massa cresça.
Misture sove por 10 ou 15 minutos se for na mão e 5 a 8 minutos se for na masseira.
Retire a massa e boleie e deixe fora do refrigerador por 40 minutos, depois refrigere a 5 a 8 graus.
Depois do terceiro dia a massa está no seu máximo de sabor.
Quanto à água, adicione a água na temperatura normal, sem aquela estória de água morna e depois água fria, é tudo lenda.
Sal é a gosto, Açucar como falei é a gosto.
Azeite para 5kg de farinha eu diria que você deve usar uns 180ml de azeite de oliva de boa qualidade (composto não serve).
Outra coisa não sove a massa até ela ficar firme, tire ela um pouco grudenta da masseira ou se você sovar à mão não sove até ela desgrudar por completo da sua mão ela deve ficar no meio termo, macia e um pouco grudenta, mas não a ponto de grudar toda.
Pra bolear farinhe a bancada e não se intimide jogue a massa na farinha para ajudar a bolear, vai tirando as bolas de 500gr cada e boleie e coloque nas caixas.
Depois do 3o dia a bola está no seu ponto máximo, e pronto.
Abra como queira com rolo, à mão, usando máquina, o resultado é sempre quase o mesmo, especialmente para pessoas que jogam as bordas foras (rsrsrs....) eu também sofro com tanta falta de conhecimento de como se come uma boa pizza.
Abra seu disco, coloque o molho, os ingredientes, e leve ao forno à 300 graus de preferência.
Tire a pizza do forno e cheque por baixo dela, e veja se já está dourada, (uso o açucar pra facilitar esta fase).
Se já estiver dourado por baixo, pronto sua pizza está uma beleza.
Aproveite....
Use somente:
Azeite
Fermento
Água
Sal
Açucar (se quiser, para dourar mais rápido)
E nesta fórmula só o Fermento deve ser medido com precisão, e é de 0,8g a 1,0g por kg de farinha, depende da velocidade que você quer que sua massa cresça.
Misture sove por 10 ou 15 minutos se for na mão e 5 a 8 minutos se for na masseira.
Retire a massa e boleie e deixe fora do refrigerador por 40 minutos, depois refrigere a 5 a 8 graus.
Depois do terceiro dia a massa está no seu máximo de sabor.
Quanto à água, adicione a água na temperatura normal, sem aquela estória de água morna e depois água fria, é tudo lenda.
Sal é a gosto, Açucar como falei é a gosto.
Azeite para 5kg de farinha eu diria que você deve usar uns 180ml de azeite de oliva de boa qualidade (composto não serve).
Outra coisa não sove a massa até ela ficar firme, tire ela um pouco grudenta da masseira ou se você sovar à mão não sove até ela desgrudar por completo da sua mão ela deve ficar no meio termo, macia e um pouco grudenta, mas não a ponto de grudar toda.
Pra bolear farinhe a bancada e não se intimide jogue a massa na farinha para ajudar a bolear, vai tirando as bolas de 500gr cada e boleie e coloque nas caixas.
Depois do 3o dia a bola está no seu ponto máximo, e pronto.
Abra como queira com rolo, à mão, usando máquina, o resultado é sempre quase o mesmo, especialmente para pessoas que jogam as bordas foras (rsrsrs....) eu também sofro com tanta falta de conhecimento de como se come uma boa pizza.
Abra seu disco, coloque o molho, os ingredientes, e leve ao forno à 300 graus de preferência.
Tire a pizza do forno e cheque por baixo dela, e veja se já está dourada, (uso o açucar pra facilitar esta fase).
Se já estiver dourado por baixo, pronto sua pizza está uma beleza.
Aproveite....
País :
Olá Arrichiello...
rsrsrs Tô aqui rindo do teu desabafo! Eu também não me conformo com isso! rsrsrs
Entendo o seu nervoso! rsrs
Mas tem uma coisa que me deixa mais nervosa... quando eu peço uma pizza e ela vem sem borda! Ahh aí eu fico muito triste! rsrsrs
Percebo que as pessoas têm preferido as pizzas sem borda... não sei se porque não gostam das massas que as pizzarias têm oferecido ou se porque não gostam de borda mesmo.
Em todo caso vale ter as duas opções! rs
Abraços
Isa
rsrsrs Tô aqui rindo do teu desabafo! Eu também não me conformo com isso! rsrsrs
Entendo o seu nervoso! rsrs
Mas tem uma coisa que me deixa mais nervosa... quando eu peço uma pizza e ela vem sem borda! Ahh aí eu fico muito triste! rsrsrs
Percebo que as pessoas têm preferido as pizzas sem borda... não sei se porque não gostam das massas que as pizzarias têm oferecido ou se porque não gostam de borda mesmo.
Em todo caso vale ter as duas opções! rs
Abraços
Isa
Convidad- Convidado
não devemos esquecer que a onda light, perder peso, etc... faz muita gente não comer a massa por achar que assim não vão engordar
País :
Evitando as bordas. Na verdade, elas são o que há de menos calórico numa pizza
País :
caro delubiod,( ou quem queira se manisfetar)
na sua opinião o gluten (adicionado) foi causador tanto da camadinha durinha que dificultou o corte da pizza pronta, quanto o problema da massa ficar voltando na hora de abrir?
vou fazer um novo teste apenas tirando a adiçaõ do gluten, porque o procedimento que usei, e o ponto que deixei a massa (meio grudenta) são bem proximos a sua descrição acima, uma diferença foi que deixei a massa crescer umas 2 horas depois da sóva, depois coloquei fechada na geladeira em bloco unico por 20 horas (não tive mais tempo) aí retirei, boleei e deixei em novo descanso por 3 horas quando a abrí e assei na sequencia; a massa estava lidissima porem como descrito acima me surpreendí ao abrir: a massa voltava. (nesse momento percebí que o resultado já não seria 100%)
abs
obs: usei fermento biologico fresco (0,9%) dissolví ele antes no percentual de açucar com um pouquinho da agua e de farinha e deixei formar aquela esponjinha. depois misturei na farinha que ja estava sendo misturada com o sal e no caso,tambem com o bendito gluten.
na sua opinião o gluten (adicionado) foi causador tanto da camadinha durinha que dificultou o corte da pizza pronta, quanto o problema da massa ficar voltando na hora de abrir?
vou fazer um novo teste apenas tirando a adiçaõ do gluten, porque o procedimento que usei, e o ponto que deixei a massa (meio grudenta) são bem proximos a sua descrição acima, uma diferença foi que deixei a massa crescer umas 2 horas depois da sóva, depois coloquei fechada na geladeira em bloco unico por 20 horas (não tive mais tempo) aí retirei, boleei e deixei em novo descanso por 3 horas quando a abrí e assei na sequencia; a massa estava lidissima porem como descrito acima me surpreendí ao abrir: a massa voltava. (nesse momento percebí que o resultado já não seria 100%)
abs
obs: usei fermento biologico fresco (0,9%) dissolví ele antes no percentual de açucar com um pouquinho da agua e de farinha e deixei formar aquela esponjinha. depois misturei na farinha que ja estava sendo misturada com o sal e no caso,tambem com o bendito gluten.
País :
Gente, é realmente necessário colocar a massa na geladeira?
País :
Arrichiello, no caso da Bunge para pizza, essa farinha já tem as concentrações corretas de tudo que você precisa, outra coisa, é o fermento (fazer esta esponjinha com o açucar), não recomendo, acho que, pode estar aí o lance da massa não ter ficado tão boa.
Pra fazer a massa, jogue todos os ingredientes puros direto na farinha e sove.
Pronto, sem adicionar isso ou aquilo, ou tempo pra isso ou aquilo.
Sove, deixe a massa no ponto e boleie imediatamente, e deixe descansar já boleada (o que pode ser outro fator agravante) a massa não aceita ser trabalhada duas vezes.
Boleie sempre logo após a sova e deixe descansar as bolas prontas.
E por fim a refrigeração de no mínimo 3 dias (imprescíndivel).
A massa vai ficar com uns pontinhos pretinhos minusculos por toda a massa (olhe com atenção), é um ótimo sinal. A massa tá perfeita.
Marcelo a refrigeração é para o fermento ter tempo de trabalhar a massa. Usa-se pouco fermento no caso da minha massa, 08 a 1,0 grama de fermento para cada kilo de farinha.
Então 3 dias é necessário para o fermento trabalhar a massa, e deixá-la aerada e macia.
Um abraço a todos!!!
Sove, deixe a massa no ponto e boleie imediatamente, e deixe descansar já boleada (o que pode ser outro fator agravante) a massa não aceita ser trabalhada duas vezes.
A massa vai ficar com uns pontinhos pretinhos minusculos por toda a massa (olhe com atenção), é um ótimo sinal. A massa tá perfeita.
Marcelo a refrigeração é para o fermento ter tempo de trabalhar a massa. Usa-se pouco fermento no caso da minha massa, 08 a 1,0 grama de fermento para cada kilo de farinha.
Então 3 dias é necessário para o fermento trabalhar a massa, e deixá-la aerada e macia.
Um abraço a todos!!!
País :
delubiod escreveu:Arrichiello, no caso da Bunge para pizza, essa farinha já tem as concentrações corretas de tudo que você precisa, outra coisa, é o fermento (fazer esta esponjinha com o açucar), não recomendo, acho que, pode estar aí o lance da massa não ter ficado tão boa.
Um abraço a todos!!!
Fala Delubiod
O que voce chama de trabalhar a massa 2 vezes?
País :
beleza caro amigo delubiod, vou seguir sua dica, afinal faço massas constantemente a muito tempo, porem sempre fiz tudo a olho (não se esqueça que faço por hobby) e como é de se esperar não tinha padrão, porem sempre ficava otima, agora alguns meses antes de achar vcs) comecei a estudar um pouco a respeito e por incrivel que pareça tenho tido mais problemas. é muito mito, muita estoria contradizendo uma a outra e já viu né?!? bom vc sabe como é!
mas agora que to seguindo pelo caminho de ter padrões de massa vou até o fim, quando digo padrões (plural) me refiro a ter a minha massa ideal para pizza fina e crocante, a ideal para grossa e bem macia (esta a minha predileta sempre) e assim por diante.
ps: mesmo usando fermento biologico fresco dá pra juntar tudo direto na batedeira? ou vc acha melhor eu aposentar o fermento biologico fresco e usar algum outro tipo? como por ex.: biologico seco instantaneo, levedura de cerveja em pó ou fermento natural.
mas agora que to seguindo pelo caminho de ter padrões de massa vou até o fim, quando digo padrões (plural) me refiro a ter a minha massa ideal para pizza fina e crocante, a ideal para grossa e bem macia (esta a minha predileta sempre) e assim por diante.
ps: mesmo usando fermento biologico fresco dá pra juntar tudo direto na batedeira? ou vc acha melhor eu aposentar o fermento biologico fresco e usar algum outro tipo? como por ex.: biologico seco instantaneo, levedura de cerveja em pó ou fermento natural.
País :
Arrichiello,
Um outro fator que pode ocasionar esse efeito de retração na massa é trabalhá-la em excesso.
Você pode reduzir o tempo de trabalho se incluir uma etapa chamada autolise que consiste em deixar a agua em contato com parte da farinha(75%) por um período de 10 a 20 minutos, em seguida, adiciona o restante da farinha e trabalha a massa.
Abraço
Um outro fator que pode ocasionar esse efeito de retração na massa é trabalhá-la em excesso.
Você pode reduzir o tempo de trabalho se incluir uma etapa chamada autolise que consiste em deixar a agua em contato com parte da farinha(75%) por um período de 10 a 20 minutos, em seguida, adiciona o restante da farinha e trabalha a massa.
Abraço
Última edição por Marchetto em Seg 22 Jun 2009, 13:26, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Eu uso o Fleishchmann instantaneo.
Mais fácil de usar e com ótimo resultado.
Massa suave, sem aquele sabor do fermento.
Quanto a trabalhar duas vezes Crocha é você fazer a massa, sovar deixar descansar, depois bolear.
Não faço assim.
Eu faço a massa, sovo e com ela no ponto, já boleio e coloco nas minhas caixas, espero 40 minutos e as coloco no refrigerador, uso somente 3 dias depois.
Quanto a trabalhar duas vezes Crocha é você fazer a massa, sovar deixar descansar, depois bolear.
Não faço assim.
Eu faço a massa, sovo e com ela no ponto, já boleio e coloco nas minhas caixas, espero 40 minutos e as coloco no refrigerador, uso somente 3 dias depois.
País :
amigo marchetto,
ve se é isso:
-coloco 75% da farinha pura dentro do pote da batedeira
-adiciono toda a agua que vou usar sobre a farinha
-misturo os 2 (AGUA E FARINHA) e depois espero os 10 a 20 minutos?
-depois disso é que junto o restante da farinha e os outros ingredientes para começar a sovar?
-com isso diminui o tempo de sóva?
abs
ve se é isso:
-coloco 75% da farinha pura dentro do pote da batedeira
-adiciono toda a agua que vou usar sobre a farinha
-misturo os 2 (AGUA E FARINHA) e depois espero os 10 a 20 minutos?
-depois disso é que junto o restante da farinha e os outros ingredientes para começar a sovar?
-com isso diminui o tempo de sóva?
abs
País :
Exatamente,
Costumo fazer uma autolise de 15 minutos e em seguida bato a massa na masseira por 5 minutos apenas. Em seguida deixo descansansar por 20 minutos e mais umas voltas na masseira.
A autolise faz uma diferença enorme, parece frescura mas é uma etapa que não deixo de fazer.
Se você testar, depois nos avise.
Abraço
Costumo fazer uma autolise de 15 minutos e em seguida bato a massa na masseira por 5 minutos apenas. Em seguida deixo descansansar por 20 minutos e mais umas voltas na masseira.
A autolise faz uma diferença enorme, parece frescura mas é uma etapa que não deixo de fazer.
Se você testar, depois nos avise.
Abraço
Convidad- Convidado
vou testar sim, estava até ansioso pela resposta, amanhã ja vou preparar a massa que será assada no domingo, aí pósto o resultado
obrigado pela dica
abraço
obs.; provavelmente esse processo deve resultar num aumento no percentual de agua na massa, não é? só por curiosidade qual o seu percentual usado?
obrigado pela dica
abraço
obs.; provavelmente esse processo deve resultar num aumento no percentual de agua na massa, não é? só por curiosidade qual o seu percentual usado?
País :
Na verdade a autolise não tem influência na hidratação, apenas é uma outra maneira de hidratar a molécula do gluten, diferente da pressão que é feita no ato de amassar. Existem massas de pão que inclusive são feitas sem sovar, apenas com autolise.
Uso hidratação de 58 a 62% dependendo da qualidade da farinha que encontro aqui em Salvador...
Abraço
Uso hidratação de 58 a 62% dependendo da qualidade da farinha que encontro aqui em Salvador...
Abraço
Convidad- Convidado
Outro dia assisti a um video que o sujeito colocava 60gr de fermento na massa de "PIZZA",fora os 4 ovos etc...antes de eu encontrar este espaço iria achar que o cara sabia o que estava fazendo,atè então estava assistindo para ver o aspecto final,mas qdo entrou uma musica Italiana ao fundo,ai eu não aguentei,cai na risada e desliguei.rs!
MarcosBloke- VISITANTE ESPORÁDICO
Número de Mensagens : 8
Emprego/lazer : Maquinista/Trem/Amante da culinària
Humor : De Lua rs..!
País :
delubiod escreveu:Eu uso o Fleishchmann instantaneo.
Não faço assim.
Obrigado delubiod ! abçs....posso continuar te chateando para aprender?
País :
Claro que pode, estou à disposição pessoal.
Já ri à valer do post do Bloke aí acima sobre o cara que coloca 60 gr de fermento.
Eu, a primeira vez que fiz massa pra pizza, usei 20gr para 1kg de farinha de trigo comum, um fracasso total.
Mas acho que o que aprendi e tomei como lição, principalmente lendo artigos americanos, e um artigo que o ANDRÉGUIDON postou um link aqui, não me lembro o qual, mas tenho o link no meu outro PC, de um cara que dizia que esta estória de "PESAR, TEMPERATURA, ATIVAR FERMENTO" é tudo meio que lenda.
Tem as medidas para cada quantidade mas não vamos nos ater aos mínimos detalhes, porque não é assim que funciona.
Já ri à valer do post do Bloke aí acima sobre o cara que coloca 60 gr de fermento.
Eu, a primeira vez que fiz massa pra pizza, usei 20gr para 1kg de farinha de trigo comum, um fracasso total.
Mas acho que o que aprendi e tomei como lição, principalmente lendo artigos americanos, e um artigo que o ANDRÉGUIDON postou um link aqui, não me lembro o qual, mas tenho o link no meu outro PC, de um cara que dizia que esta estória de "PESAR, TEMPERATURA, ATIVAR FERMENTO" é tudo meio que lenda.
Tem as medidas para cada quantidade mas não vamos nos ater aos mínimos detalhes, porque não é assim que funciona.
País :
A minha pizzaria está com 36 dias de vida.
Minha pizza acho que está agradando em cheio, o que estou tendo de recorrência.
Inclusive uma cliente que já pediu nestes 36 dias 6 pizzas (incrível) mas é verdade.
E um outro tanto de cliente que já pediu 2 ou mais vezes.
Isso só mostra o quanto "graças a Deus" minha massa e minha pizza tem agradado ao paladar do pessoal.
A recorrência é a certeza que estou no caminho certo.
Abraço a todos!!!
Minha pizza acho que está agradando em cheio, o que estou tendo de recorrência.
Inclusive uma cliente que já pediu nestes 36 dias 6 pizzas (incrível) mas é verdade.
E um outro tanto de cliente que já pediu 2 ou mais vezes.
Isso só mostra o quanto "graças a Deus" minha massa e minha pizza tem agradado ao paladar do pessoal.
A recorrência é a certeza que estou no caminho certo.
Abraço a todos!!!
País :
delubio tu vai ficar so com delivery msm?? e teu site entra no ar quando??
Meus Hotbox chegaram...mas ainda nao testei...
a base e bem menor dq eu pensava...
abraço e boa sorte ai... se tudo der certo abro minha pizzaria semana q vem...
gunnar
Meus Hotbox chegaram...mas ainda nao testei...
a base e bem menor dq eu pensava...
abraço e boa sorte ai... se tudo der certo abro minha pizzaria semana q vem...
gunnar
Gunnarbrs- INSTRUTOR
Número de Mensagens : 690
Humor : Tranquilo
País :
delubio,
parabens pelo sucesso do seu novo negocio, e que ele sempre prospere e cresça conforme seus sonhos e expectativas!
abraço de um, dos que tem te enchido muito nos ultimos dias!
parabens pelo sucesso do seu novo negocio, e que ele sempre prospere e cresça conforme seus sonhos e expectativas!
abraço de um, dos que tem te enchido muito nos ultimos dias!
País :
Que isso arrichiello, obrigado você.
Com a dúvida de muitos aqui, inclusive a sua, tenho buscado aprender.
Essas dúvidas é sempre bom, porque a gente busca as informações antes que os problemas apareçam.
E obrigado pela força.
Com a dúvida de muitos aqui, inclusive a sua, tenho buscado aprender.
Essas dúvidas é sempre bom, porque a gente busca as informações antes que os problemas apareçam.
E obrigado pela força.
País :
Delubiod,
20 grs. de fermento por kg de massa é aceitavel se voce for utilizar a massa no mesmo dia.Eu conheço uma pizzaria que utiliza essa medida,mas, a massa é feita e consumida no mesmo dia e não dá asia
20 grs. de fermento por kg de massa é aceitavel se voce for utilizar a massa no mesmo dia.Eu conheço uma pizzaria que utiliza essa medida,mas, a massa é feita e consumida no mesmo dia e não dá asia
Convidad- Convidado
o fermento de bebidas sim q produzem alcoll, ja o de pizza existem muitos diferentes, alguns produzem + outros - materias da fermentacao,
o objetivo do fermento é transformar a massa em outra coisa, ou seja os agentes biologicos (cada fermento é diferente) se alimentam da massa , carboidrato glutem etc, e de escape sai outras materias,
o objetivo do fermento é transformar a massa em outra coisa, ou seja os agentes biologicos (cada fermento é diferente) se alimentam da massa , carboidrato glutem etc, e de escape sai outras materias,
Veis55- PARTICIPANTE
Número de Mensagens : 60
País :
A borda tem sua relevância, tanto qto a pizza inteira ...
Convidad- Convidado
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Página 3 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Hoje à(s) 08:37 por Cheff Hassin
» Uma turma de alunos inesquecível! Momentos de alegria e descontração! #cursopizza #mestredapizza
Seg 18 Nov 2024, 06:23 por Cheff Hassin
» CURSO DO CHEFF HASSIN DIA 19/11/2024 - INSCREVA-SE
Qua 13 Nov 2024, 00:53 por Cheff Hassin
» HotBox New, suas pizzas mais quentes que nunca! Confira aqui! #cursopizza #chefpizza #pizza Vídeo completo!
Ter 12 Nov 2024, 20:45 por Cheff Hassin
» HotBox, suas pizzas mais quentes que nunca! Confira aqui! #cursopizza #chefpizza #pizza
Dom 10 Nov 2024, 03:07 por Cheff Hassin
» PL, qual o seu objetivo e por que é tão importante nos primeiros passos do seu negócio? #cursopizza
Dom 10 Nov 2024, 00:49 por Cheff Hassin
» Curso ao vivo desde a Escola do Fórum de Pizzas. Momentos que marcam as atividades. #cursopizza
Ter 05 Nov 2024, 03:47 por Cheff Hassin
» Tributo àqueles que querem fazer pizzas em casa ou reciclar melhoras em sua pizzaria #cursopizza
Qua 30 Out 2024, 12:55 por Cheff Hassin
» O que os nossos alunos dizem ao comerem as pizzas feitas no curso? #cursopizza #massadepizza
Ter 29 Out 2024, 14:50 por Cheff Hassin
» Curso do mês 11 2024 - pizzas/esfihas. Aprenda a melhor massa de pizza e seus segredos! #cursopizza
Ter 29 Out 2024, 14:48 por Cheff Hassin
» Ultimos cursos p/pizzaiollos e esfiheiros do Ano 2024!
Sex 25 Out 2024, 13:30 por Cheff Hassin
» Você quer aprender a fazer pizzas de massa leve, crocante, e macia? Aqui vc encontra! #cursopizza
Qua 02 Out 2024, 09:13 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 7 #pizza #massa #cursopizza
Qui 26 Set 2024, 09:03 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 5 #pizza #massa #cursopizza
Seg 23 Set 2024, 09:26 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 4 #pizza #massa #cursopizza
Dom 22 Set 2024, 16:52 por Cheff Hassin
» Se você um dia teve a vontade de fazer o curso de pizzas e esfihas com o Cheff Hassin Ghannam, Felizmente este momento chegou!
Sex 20 Set 2024, 22:47 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 3 #pizza #massa #cursopizza
Sex 20 Set 2024, 22:38 por Cheff Hassin
» Se a sua massa de pizza Napolitana gruda na pá ao levar ao forno, pegue esta dica e esquece!
Qua 11 Set 2024, 13:52 por Cheff Hassin
» Já te passou do seu cliente reclamar que a pizza chegou faltando ingredientes?
Seg 09 Set 2024, 11:00 por Cheff Hassin
» Qual a temperatura correta para assar bem a minha pizza no meu forno?
Sáb 07 Set 2024, 14:41 por Cheff Hassin
» Por que a sua massa pré-assada está ruim, embarrigada e rachando? Dicas do Cheff!
Qui 05 Set 2024, 10:41 por Cheff Hassin
» Máquina de abrir discos de pizzas Ultra Rápida! Processo p/ alta produção ou pizzas congeladas.
Seg 02 Set 2024, 10:13 por Cheff Hassin
» Técnica de abertura de massa de pizza, borda falsa utilizando as mãos. Faça você também!
Qui 29 Ago 2024, 06:43 por Cheff Hassin
» Técnica de abertura de massa de pizza, borda falsa utilizando as mãos. Faça você também!
Qui 29 Ago 2024, 06:43 por Cheff Hassin
» Aprenda a fazer pizzas com quem têm a experiência comprovada para ensinar, e entre neste mercado bem calçado e sem erros.
Ter 27 Ago 2024, 08:07 por Cheff Hassin
» Case de sucesso pós consultoria com o Cheff Hassin Ghannam em Cuiabá! Duetto Massas Artesanais.
Dom 25 Ago 2024, 20:49 por Cheff Hassin
» Como fazer bordas trançadas e deixar sua pizza mais bonita. Dicas do Cheff Hassin Ghannam Como fazer bordas trançadas e deixar sua pizza mais bonita. Dicas do Cheff Hassin Ghannam
Qui 22 Ago 2024, 06:13 por Cheff Hassin
» Por que a minha massa de pizza não está ficando boa como antes?
Qua 21 Ago 2024, 14:41 por Cheff Hassin
» Pedra refratária para reposição do home a gás
Seg 19 Ago 2024, 21:26 por Thiago Estevão
» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2024/2025. INSCREVA-SE E SEJA MAIS UM ALUNO PARCEIRO DO FÓRUM DE PIZZAS!!
Sáb 17 Ago 2024, 21:11 por Cheff Hassin
» Novo curso de pizzaiollo em São Paulo ministrado pelo Cheff Hassin Ghannam - Massa Secreta, Massa Pan, esfihas, e todos os seus processos!
Sex 16 Ago 2024, 16:55 por Cheff Hassin
» Mas por que uma massa de pizza fica borrachuda? Saiba aqui e resolva este problema para sempre!
Qua 07 Ago 2024, 19:50 por Cheff Hassin
» Quando a massa de pizza fica grudada na pá, por que isso acontece? Saiba aqui!
Qui 01 Ago 2024, 13:10 por Cheff Hassin
» Neste vídeo, Alunos e consutados, elogios e superação! Como isso me deixa feliz!!
Seg 29 Jul 2024, 00:54 por Cheff Hassin
» Por que o 2° descanso da massa é tão importante? Conheça os produtos que farão Top as suas pizzas!
Qua 24 Jul 2024, 07:56 por Cheff Hassin
» Uma solução completa p/ pizzas mais quentes a domicílio. Pizzas de 35 e 40 cm! Mochila 3 em 1!
Seg 22 Jul 2024, 12:13 por Cheff Hassin
» Fazer pizzas de qualidade e gourmet é a minha especialidade. Inscreva-se neste mês!
Qua 17 Jul 2024, 07:55 por Cheff Hassin
» Como uma massa fresca consegue ficar tão crocante ao sair do forno!! Dicas do Cheff Hassin!
Seg 15 Jul 2024, 05:09 por Cheff Hassin
» Carrinho para descanso de massas de pizzas com medidas: 41 x 80 x 1,97 mt
Dom 14 Jul 2024, 05:16 por Cheff Hassin
» Organizar sua produção no maior horário de vendas, é fundamental p/ aumentar as suas vendas.
Sex 12 Jul 2024, 07:35 por Cheff Hassin
» A todos os nossos membros e visitantes um Bom e abençoado dia!
Sex 12 Jul 2024, 05:49 por Cheff Hassin
» Como otimizar espaço para uma maturação mais prolongada ou uma fermentação rápida_ Dicas do Hassin.
Qui 11 Jul 2024, 07:05 por Cheff Hassin
» Preparando a Massa Secreta na Masseira Rápida MR 05, da Gastromaq. A pedido de um seguidor!
Ter 09 Jul 2024, 18:33 por Cheff Hassin
» Dia 30 e 31 de Julho de 2024, Curso de pizzaiollo e esfiheiro na Escola do Fórum de Pizzas, c/ Cheff Hassin.
Seg 08 Jul 2024, 07:20 por Cheff Hassin
» Aprenda a fazer pizzas e esfihas de qualidade com o Cheff Hassin Ghannam em sua escola.
Seg 08 Jul 2024, 07:19 por Cheff Hassin
» Somos distribuidores de Azeitonas e Nuts, faça a sua cotação neste tópico.
Qui 04 Jul 2024, 10:13 por Cheff Hassin
» Premier Pizzaria (SC), 8 anos de muito trabalho, mas o resultado foi inevitável!! Sucesso colossal!!
Qua 03 Jul 2024, 21:56 por Cheff Hassin
» Como você irá comemorar a data do seu aniversário? Que tal um pizzada do Cheff em sua casa?
Ter 02 Jul 2024, 15:38 por Cheff Hassin
» Se a sua pizzaria é salão e delivery, esta informação te será muito útil! Dicas do Cheff Hassin.
Seg 01 Jul 2024, 06:22 por Cheff Hassin
» Pensa numa pizza boa!! Vale a pena ir, comer e relaxar! 156 Pizza Bar! Você vai me agradecer!
Seg 01 Jul 2024, 06:21 por Cheff Hassin
» Pizzas incríveis feitas nos Cursos de Pizzaiollo e Donos Pizzarias. Escola do Cheff Hassin Ghannam
Seg 01 Jul 2024, 06:19 por Cheff Hassin
» DÚVIDAS NA CONSTRUÇÃO DO FORNO IGLU
Sáb 29 Jun 2024, 08:14 por Cheff Hassin
» Bolsas Térmicas ou Termobags para manter as suas pizzas mais quentes na Tele entrega. Cliente Feliz!
Ter 25 Jun 2024, 09:04 por Admin
» Mais Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam. Massa Secreta e Pan.
Ter 25 Jun 2024, 09:02 por Admin
» Masseiras p/ pizzas. Quais devo escolher, quais os seus benefícios e quais são as melhores?
Qui 20 Jun 2024, 23:07 por Cheff Hassin
» Uma das melhores pizzas do Cheff Hassin passo a passo. Massa Secreta pré-assada! Aprenda aqui!
Seg 17 Jun 2024, 22:29 por Admin
» Como ter um dia de trabalho tranquilo, com acertos e facilidades? Veja aqui!
Dom 16 Jun 2024, 15:35 por Admin
» Cabideiro, esqueleto ou arara p/pizzas pré montadas p/ as horas de maior movimento de venda!
Qui 13 Jun 2024, 06:16 por Cheff Hassin
» Como "Gourmetizar" a sua pizza e deixá-la mais saborosa! Segredos e dicas do Cheff para Você.
Ter 11 Jun 2024, 16:29 por Cheff Hassin
» RECLAMAÇOES DO ATENDIMENTO PIZZA -PRESSE
Ter 11 Jun 2024, 11:03 por Luciana1
» Fornecedor de massas em Porto Alegre e região
Sáb 08 Jun 2024, 02:14 por Cheff Hassin
» Pizza arruinada, cliente insatisfeito... Mesinhas de apoio p/ a pizza não deformar durante a entrega
Sáb 08 Jun 2024, 01:39 por Cheff Hassin
» Pizzas gourmet deliciosas no último curso com o Cheff Hassin, layouts e sabores incríveis!
Ter 04 Jun 2024, 15:47 por Cheff Hassin
» Pizzas de Metro? Seus clientes já te pediram? Que materiais são necessários para esta proposta?
Ter 04 Jun 2024, 13:25 por Cheff Hassin
» Mussarela? Fatiada ou ralada? Como devo usá-la? Qual a melhor forma? Dicas do Cheff Hassin.
Ter 28 maio 2024, 07:37 por Cheff Hassin
» Molhos de tomate incríveis que darão às suas pizzas muito o que falar e muitos elogios!!
Qui 23 maio 2024, 19:05 por Cheff Hassin
» Pizza chega molhada a domicílio, e cliente muito insatisfeito. Como evitar isso? Saiba aqui!
Sex 17 maio 2024, 12:20 por Cheff Hassin
» Se a qualidade está em 1o lugar, meu Requeijão têm que ser Vereda! Só elogios dos meus clientes!
Qui 16 maio 2024, 10:50 por Cheff Hassin
» Quer ter uma massa de pizza aerada, macia, crocante e leve? Aprenda neste vídeo! Dicas do Cheff.
Seg 13 maio 2024, 15:02 por Cheff Hassin
» 3a Visita a Pizzeria Buona Cia em Santos/SP. Mais novidades!
Sáb 11 maio 2024, 15:45 por Cheff Hassin