Entrar
VISITAS DIÁRIAS-
Procurar
Tradutor/Translate
Últimos assuntos
Top dos mais postadores
DOUTRINADOR (15003) | ||||
Cheff Hassin (14516) | ||||
DED (8184) | ||||
GILBERTO COSTA (7431) | ||||
ISA (4949) | ||||
Carlos Daia (4228) | ||||
MAURO LUCENA (3164) | ||||
maurojonas brito (2375) | ||||
AVLIS (1905) | ||||
schuman (1399) |
Tópicos semelhantes
Quem está conectado?
Há 253 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 253 visitantes :: 2 motores de buscaNenhum
[ Ver toda a lista ]
O recorde de usuários online foi de 1244 em Qui 01 Fev 2024, 21:18
Estatísticas
Temos 59404 usuários registradosO último membro registrado é emerson0
Os nossos membros postaram um total de 170513 mensagens em 12160 assuntos
Duvida sobre o porque do fermento!
+9
Luiz R
Hugo Correia
Gunnarbrs
arrichiello
Renata Soeiro
gustavo_safi
delubiod
Bazzo
Crocha
13 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Duvida sobre o porque do fermento!
ai vc precisa de um barman pra fazer uma "batida" perfeita.... hahahahhaaa !!!
Convidad- Convidado
ô crocha, tá tudo na paz, meu irmão.
Estamos no meio da tempestade, mas logo vira calmaria e todos seguimos comendo pizza e torcendo pros nossos times do coração.
Salve, Botafogo, Santos, Flamengo, e etc.....
E salve a nossa pizza, especialmente a minha, que é sucesso de bilheteria.
Abraço a todos!!!
Estamos no meio da tempestade, mas logo vira calmaria e todos seguimos comendo pizza e torcendo pros nossos times do coração.
Salve, Botafogo, Santos, Flamengo, e etc.....
E salve a nossa pizza, especialmente a minha, que é sucesso de bilheteria.
Abraço a todos!!!
delubiod- COLABORADOR MASTER
- Número de Mensagens : 580
Oi Delubiod. voce trasmete paz...
domingo o meu time ( Inter de MIlao) ganhou o titulo...gracias a um grande goleiro...Julio Cesar.
domingo o meu time ( Inter de MIlao) ganhou o titulo...gracias a um grande goleiro...Julio Cesar.
Ospite- Convidado
A verdadeira pizza napolitana
Eu achei esse texto na internet e não entendi o porque dos 480graus??? e pelo que eu entendi o abaixo é tipo uma lei..???
Em 1982 foi fundada, em Nápoles, na Itália, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana, em italiano) com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana, defendendo, até com certo purismo, a sua cultura, resguardando-a contra a "miscigenação" cultural que sofre a sua receita. Com estatuto preciso, normatiza as suas principais características.
A associação age fortemente na Itália para que a pizza napolitana seja reconhecida pelo governo como "DOC" (di origine controllata, Denominação de Origem Controlada em português). Em 2004, um projecto de lei foi enviado ao parlamento, com o intuito de regulamentar por lei as verdadeiras características da pizza napolitana. O "DOC" é uma designação que regulamenta produtos regionais tais como os famosos vinhos portugueses.
Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou leveduras de cerveja, água e sal. A pizza deve ser ainda trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores devidamente aprovados por um comitê da organização. Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico. Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha (somente), a 485°C, sendo que sobre a superfície do forno não deve ser colocado nenhum outro utensílio.
A variedade de coberturas é reconhecida pela organização, porém devem ter a sua aprovação, estando em conformidade com as tradições napolitanas e não contrastando com nenhuma regra gastronômica. Algumas coberturas são tidas como tradicionais, sendo elas (respeitando seus nomes italianos):
Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
Margherita: tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão.
Ripieno (Calzone), uma pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.
Quando degustada, a pizza deve apresentar-se macia, bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade.
A pizza deve ser obrigatoriamente redonda, não podendo o seu diâmetro ser maior do que trinta e cinco centímetros. Outra medida, a espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros.[
Eu achei esse texto na internet e não entendi o porque dos 480graus??? e pelo que eu entendi o abaixo é tipo uma lei..???
Em 1982 foi fundada, em Nápoles, na Itália, por Antonio Pace, a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana, (Associazione Verace Pizza Napoletana, em italiano) com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana, defendendo, até com certo purismo, a sua cultura, resguardando-a contra a "miscigenação" cultural que sofre a sua receita. Com estatuto preciso, normatiza as suas principais características.
A associação age fortemente na Itália para que a pizza napolitana seja reconhecida pelo governo como "DOC" (di origine controllata, Denominação de Origem Controlada em português). Em 2004, um projecto de lei foi enviado ao parlamento, com o intuito de regulamentar por lei as verdadeiras características da pizza napolitana. O "DOC" é uma designação que regulamenta produtos regionais tais como os famosos vinhos portugueses.
Segundo a associação, a Verace Pizza Napolitana deve ser confeccionada com farinha, fermento natural ou leveduras de cerveja, água e sal. A pizza deve ser ainda trabalhada somente com as mãos ou por alguns misturadores devidamente aprovados por um comitê da organização. Depois de descansar, a massa deve ser esticada com as mãos, sem o uso de rolo ou equipamento mecânico. Na hora de assar, a pizza deve ser colocada em forno a lenha (somente), a 485°C, sendo que sobre a superfície do forno não deve ser colocado nenhum outro utensílio.
A variedade de coberturas é reconhecida pela organização, porém devem ter a sua aprovação, estando em conformidade com as tradições napolitanas e não contrastando com nenhuma regra gastronômica. Algumas coberturas são tidas como tradicionais, sendo elas (respeitando seus nomes italianos):
Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
Margherita: tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão.
Ripieno (Calzone), uma pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.
Quando degustada, a pizza deve apresentar-se macia, bem assada, suave, elástica, fácil de ser dobrada pela metade.
A pizza deve ser obrigatoriamente redonda, não podendo o seu diâmetro ser maior do que trinta e cinco centímetros. Outra medida, a espessura no centro do disco, não deve ser maior do que cinco milímetros, e a borda não pode ser maior do que dois centímetros.[
Crocha- PARTICIPANTE COLABORADOR
Número de Mensagens : 306
Emprego/lazer : futuro pizzaiollo
Humor : Excelente
País :
eu uso o forno bem proximo disto, só nao uso mais quente pois a farinha do brasil nao aquenta a temp. ta alta assim... quando uso o mix de farinha italiana junto ai eu empurro a temp. la pro 460c a 480c.... mais normalmente uso 400c a 420c..... que fique claro que esta temp. e de chao de forno, medida com termometro infravermelho.
repare neste video abaixo, a velicidade em que a pizza é assada... repare tbem que a filmadora nunca parou....
https://www.youtube.com/watch?v=0SSvfOsX_s8
repare neste video abaixo, a velicidade em que a pizza é assada... repare tbem que a filmadora nunca parou....
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:eu uso o forno bem proximo disto, só nao uso mais quente pois a farinha do brasil nao aquenta a temp. ta alta assim... quando uso o mix de farinha italiana junto ai eu empurro a temp. la pro 460c a 480c.... mais normalmente uso 400c a 420c..... que fique claro que esta temp. e de chao de forno, medida com termometro infravermelho.
rrrrapaz agora eu dancei! havia entendido nos outros tópicos que a pizza não poderia passar dos 220graus tanto que to procurando um forno para trabalhar com essa temperatura??? acho que não entendi o que a turma disse....
País :
andreguidon escreveu: normalmente uso 400c a 420c..... que fique claro que esta temp. e de chao de forno, medida com termometro infravermelho.
Gostaria de saber como se faz a medição, termometro infravermelho, na câmera do forno e nao diretamente nos tijos, tendo em vista que as temperaturas são diferentes.
Bazzo- PARTICIPANTE
- Número de Mensagens : 49
País :
andreguidon escreveu:eu uso o forno bem proximo disto, só nao uso mais quente pois a farinha do brasil nao aquenta a temp. ta alta assim... quando uso o mix de farinha italiana junto ai eu empurro a temp. la pro 460c a 480c.... mais normalmente uso 400c a 420c..... que fique claro que esta temp. e de chao de forno, medida com termometro infravermelho.
chão de forno que voce diz é a pedra onde assenta a pizza no caso de bases refratarias? alias, andré sem querer ja querendo ser irmão pedro voce não poderia postar as literaturas de pizza que voce estudou....to adorando ler a sandra canella...abraços
País :
http://www.amazon.com/American-Pie-Search-Perfect-Pizza/dp/1580084222/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1242924461&sr=8-3
http://www.amazon.com/Pizza-Napoletana-Pamela-Sheldon-Johns/dp/1580080855/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1242924485&sr=8-1
http://www.amazon.com/Pizza-Napoletana-Pamela-Sheldon-Johns/dp/1580080855/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1242924485&sr=8-1
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:http://www.amazon.com/American-Pie-Search-Perfect-Pizza/dp/1580084222/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1242924461&sr=8-3
Obrigado irmãozinho
País :
Crocha escreveu:andreguidon escreveu:eu uso o forno bem proximo disto, só nao uso mais quente pois a farinha do brasil nao aquenta a temp. ta alta assim... quando uso o mix de farinha italiana junto ai eu empurro a temp. la pro 460c a 480c.... mais normalmente uso 400c a 420c..... que fique claro que esta temp. e de chao de forno, medida com termometro infravermelho.
chão de forno que voce diz é a pedra onde assenta a pizza no caso de bases refratarias? alias, andré sem querer ja querendo ser irmão pedro voce não poderia postar as literaturas de pizza que voce estudou....to adorando ler a sandra canella...abraços
Desculpe agora vi o video e entendi...mas, e quanto a temperatura de 220graus ensinada pelo hassin. Em que caso eu devo seguir? Pela minha falta de pratica acho que não entendi o que ele quiz ensinar,
País :
o hassin nao faz massa tradicional, quando se usa produtos de origem animal em uma massa, vc tem que diminuir a temperatura, pois as proteinas derivadas destes produtos queimam em altas temperaturas....
por isto se for usar leite, ovos, gordura animal e etc.. vc deve assar esta massa com temperatura menor...
por isto se for usar leite, ovos, gordura animal e etc.. vc deve assar esta massa com temperatura menor...
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:o hassin nao faz massa tradicional, quando se usa produtos de origem animal em uma massa, vc tem que diminuir a temperatura, pois as proteinas derivadas destes produtos queimam em altas temperaturas....
André qual o tipo do seu forno: a lenha, gás? ...acho que um forno a lenha tipo iglu convencional não atinge essa temperatura ????...aliás André como ja to te alugando mesmo a um tempão kkk de acordo com sua dica eu vou seguir e pronto....Logo, qual seria uma medida ideal para fabricar um iglu para uma produção pequena, inicial, tipo para começar mesmo ....mas com toda a qualidade possivel. Pensei em construir um forno iglu pequeno mas com todos os refratarios de alta qualidade...mas tambem não quero depois de pronto descobrir que para fazer uma pizza de alta qualidade o forno não serve......é de matar!......Minha idéia e começar minha vida como pizzaiollo procurando o perfeccionismo artesanal...é o meu estilo...ser pequeno mas perfeito! sempre buscando o melhor.......
País :
meu forno eh a lenha..
um forno bem isolado atinge sim estas temperaturas... mais aqui no brasil temos que tomar cuidado com isto, pois nossa farinha nao aguenta eu como disse mantenho uma media de 400c...
acho que a Kira (aqui do forum) vai poder te ajudar melhor quanto a montar um forno a lenha para fins comercias...
vou colocar uma foto no fim de semana do meu forno com o termometro mostrando a temperatura.
um forno bem isolado atinge sim estas temperaturas... mais aqui no brasil temos que tomar cuidado com isto, pois nossa farinha nao aguenta eu como disse mantenho uma media de 400c...
acho que a Kira (aqui do forum) vai poder te ajudar melhor quanto a montar um forno a lenha para fins comercias...
vou colocar uma foto no fim de semana do meu forno com o termometro mostrando a temperatura.
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:meu forno eh a lenha..
obrigado vou procurar os posts dela abçs!
País :
Amigos,
alguém já usou o fermento: fermipan?
Ele é produzido no Chile, Hassin conhece?
abs
abs
Renata Soeiro- PARTICIPANTE
Número de Mensagens : 111
País :
Eu uso na produção de salgados por enquanto, é ótimo.
Renata Soeiro escreveu:Amigos,
abs
Convidad- Convidado
alguem sabe me informar sobre qual quantidade de fermento natural (Levain) uso para substituir o biologico em 1 kg de farinha? a proporção do biologico seco para o freco uso 3 x mais.
arrichiello- PARTICIPANTE ATIVO
Número de Mensagens : 160
Emprego/lazer : lazer é pizza!
Humor : Razoavel Rsssssss
País :
eu ainda estou no processo de confecção do meu fermento levain assim que ele estiver pronto vou usar então os 5 % na mistura e deixar fermentar por umas 6 horas depois vou colocar a massa na geladeira por mais umas 12 horas, será que é um bom procedimento?
País :
tudo depende da temperatura ambiente...... vc vai ter quer testar bastante, pois tentei fazer no comeco respeitando horarios e tal, mais so depois percebi que era uma coisa artesanal...
Convidad- Convidado
Deixar a massa descansar em demasia causa prejuizo no resultado? em caso de sim, Tem alguma maneira de identificar se está passando do ponto? desulpem se eu estiver falando de coisas muito basicas e talves até logicas a vcs. mas um pequeno detalhe de vez enquando faz muita diferença.
abç e obrigado
abç e obrigado
País :
nao pode passar do ponto de dobra.... alguns paes triplicam... mais pizza nao...
Convidad- Convidado
Renata eu uso ele....acho muito bom...
Gunnarbrs- INSTRUTOR
Número de Mensagens : 690
Humor : Tranquilo
País :
andreguidon escreveu:nao pode passar do ponto de dobra.... alguns paes triplicam... mais pizza nao...
André..em falar em dobrar de volume...deixa eu te fazer uma pergunta meio estranha....se eu colocar a massa num recipiente cilindrico graduado poderia perceber o tamanho pelo crescimento vertical ou a massa não pode ficar confinada desse jeito durante o crescimento..?
País :
pode sem problemas... assim vc tem mais noção de volume, só lembre de deixar espaço para ela respirar (mesmo tapada).
Convidad- Convidado
André, fiz algumas massas em casa esse fim de semana utilizando o fleichmann seco com 5 gramas para 1kg de farinha anaconda....fiz a mistura as 16:00hrs no domingo e a temperatura local do ambiente era de 21graus. Ao fim da sova a massa estava esticando entre os dedos conforme voce explicou....(coloquei 600ml de agua), .....bem, assim que coloquei para descansar com um pano de prato umido em cima da tijela funda o termometro culinario inserido na massa marcava 23,7 graus.......as 18:00hrs a temperatura ainda estava 24,7 graus e as 20:00hrs quando comecei a bolear continuava com 24 graus porem a massa havia crescido apenas 40% do tamanho original....para pesar os ingredientes utilizei balança digital com precisão de 0,1gr.......ao colocar no forno ela resolveu crescer e formou diversas bolhas incovenientes...e o final voce ja sabe....lixo de novo, parecia um papelão molhado..... ...eu li que a temperatura teria que chegar a quase 36 graus...mas não chega...
País :
Renata Soeiro escreveu:Amigos,
abs
renata voce sabe onde comprar esse fermento no rio ?
País :
pouco tempo de fermentação.
eleva o tempo para pelo menos umas 4 horas. tenho tido bons resultados com fermentações mais lentas, como de 6 horas em temp ambiente e mais 12 na geladeira e atualmente to usando exatamente as proporções que vc usou.
abs
ps; se vc tiver mais pressa no crescimento é bom proporcionalmente aumentar a quantidade de fermento
eleva o tempo para pelo menos umas 4 horas. tenho tido bons resultados com fermentações mais lentas, como de 6 horas em temp ambiente e mais 12 na geladeira e atualmente to usando exatamente as proporções que vc usou.
abs
ps; se vc tiver mais pressa no crescimento é bom proporcionalmente aumentar a quantidade de fermento
País :
5g é muito !!
quanto tempo ficou descançando depois de bolear ?
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:5g é muito !!
5gr seria 0,5% de 1kg...não é essa a receita?
ué depois das 4horas eu fiz 3 pequenas bolas e fiz as pizzas sem descansar..????? já não tinha descansado ???????????????????
Alias, a receita basica que voce postou andré faz referencia a fermento seco ou fresco????
A temperatura que eu postei esta correta 24 graus na fermentação?????
Última edição por Crocha em Qua 03 Jun 2009, 19:24, editado 2 vez(es)
País :
arrichiello escreveu:pouco tempo de fermentação.
abs
obrigado arrichiello um grande abraço...
Última edição por Crocha em Qui 04 Jun 2009, 11:06, editado 1 vez(es)
País :
acho que com 5g vc pode descancar 30m fora da geladeira e 12 a 24 na geladeira, depois vc boleia e deixa descacar 3 horas... ai sim vc assa a pizza.
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:acho que com 5g vc pode descancar 30m fora da geladeira e 12 a 24 na geladeira, depois vc boleia e deixa descacar 3 horas... ai sim vc assa a pizza.
Oi André.....deixa eu ver se entendi:
Sova a massa.....descansa ela por 30 minutos....boleia e deixa descansar por 3 horas....ai assa a pizza ...é isso????
Mas de acordo com minha ignorancia....qual a diferença entre deixar a massa completa com 1kg isso é um super bolão por 4horas ou dividir em bolinhas de 350gr e descansar 3 horas...num entendi??????
Última edição por Crocha em Qui 04 Jun 2009, 10:55, editado 1 vez(es)
País :
nao... acho que vc nao esta lendo....
"acho que com 5g vc pode descancar 30m fora da geladeira e 12 a 24 horas na geladeira, depois vc boleia e deixa descacar 3 horas... ai sim vc assa a pizza."
depois de sovar fica 30m fora da geladeira e + 12h a 24h na geladeira, ai vc tira da geladeira e boleia e espere 3 horas antes de abrir... sacou ?
"acho que com 5g vc pode descancar 30m fora da geladeira e 12 a 24 horas na geladeira, depois vc boleia e deixa descacar 3 horas... ai sim vc assa a pizza."
depois de sovar fica 30m fora da geladeira e + 12h a 24h na geladeira, ai vc tira da geladeira e boleia e espere 3 horas antes de abrir... sacou ?
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:nao... acho que vc nao esta lendo....
caramba! eu tinha lido isso mas achava que não tinha entendido direito mas pelo que vejo era isso mesmo....ok vou fazer isso então obrigado!
País :
Ola,
Queria saber qual a quantidade de fermento por kilo,(fora ou dentro da geladeira)... Queria saber os tempos,
»quanto tempo a bater a massa
»depois o tempo de descanso
»Etc
Queria saber qual a quantidade de fermento por kilo,(fora ou dentro da geladeira)... Queria saber os tempos,
»Etc
Hugo Correia- VISITANTE ESPORÁDICO
Número de Mensagens : 23
País :
ola Hugo, se vc pesquisar no forum vai achar todas estas respostas.... faca uma pesquisa, leie com atencao os topicos, que vc vai achar estas informacoes...
Convidad- Convidado
Ola,
Podiam me responder, por favor... Ha muita informação assim era mais facil?
Hugo Correia- VISITANTE ESPORÁDICO
Número de Mensagens : 23
País :
Hugo Correia escreveu:Ola,
Oi Hugo, vou ver se aprendi direito a lição do André e outros...eu entendo que é de acordo com o objetivo técnico em que voce usa a massa para obter o sabor ideal....o André e a turma expert utilizam 0,1% a 0,5% para 100% de farinha de trigo mas ai tem o fator descanso...nesse mesmo tópico la em cima fala quase tudo sobre o assunto....para velocidades altas temos 1% a 1,5% e ai vai.......tem mais ou menos uns 4 tópicos tratando desse assunto inclusive a maioria fui eu que abri pois tambem estou começando.....tem livros citados sobre o assunto .....etc etc....eu faço o seguinte, vou lendo e colando telas no word e depois com calma na cama vou lendo os assuntos para absorver...da trabalho mais vale a pena porque os mestres aqui dão um show!
..Quanto ao tempo, voce tem 2 tempos a pensar...o tempo de mistura e o tempo de desenvolvimento do gluten....tem um topico que tambem trata disso onde o andré colocou um video que mostra que o gluten esta formado quando voce estica a massa entre os dedos (esqueci o nome que ele falou acho que é tempo de pasta ou coisa parecida)....na maquina voce percebe quando a mistura começa a limpar o fundo....e quanto ao tempo de descanso é função da quantidade de fermento....a massa tem que dobrar de tamanho....ai em cima tambem fala sobre isso...abraços
Última edição por Crocha em Qui 04 Jun 2009, 11:01, editado 2 vez(es)
País :
Lendo os livros, verifiquei uma obervação da autora sobre a preferencia dos profissionais no uso do fermento biologico fresco nos pães.????....e uma parte que não entendi foi que o fermento seco instantaneo pode ser usado a qualquer momento do processo de mistura e desenvolvimento do gluten visto que ele começa a fermentar logo que entra em contato com a umidade.....Pergunto, posso desenvolver todo o gluten primeiro e colocar o fermento seco instantaneo nos minutos finais da sova?
País :
pode, mais vc tem que ter certeza de que vc conseguiu fazer o fermento entrar bem na trama da massa.... tem gente que trabalha com pré-fermentação e depois mistura na massa total...
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:acho que com 5g vc pode descancar 30m fora da geladeira e 12 a 24 na geladeira, depois vc boleia e deixa descacar 3 horas... ai sim vc assa a pizza.
André pelo que li a 7 graus o fermento estaciona seu desenvolvimento....porque a importancia da geladeira neste processo?
País :
pois a levedura estaciona (serve só para criar CO2), mais as bacterias que estao presentes na farinha continuam funcionando, e são estas bacterias que dão o sabor na massa...
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:pois a levedura estaciona (serve só para criar CO2), mais as bacterias que estao presentes na farinha continuam funcionando, e são estas bacterias que dão o sabor na massa...
Cara! ...isso não esta escrito nos livros.....obrigado...aliás esse topico ja ta virando uma reliquia tecnica
Última edição por Crocha em Qui 04 Jun 2009, 11:25, editado 1 vez(es)
País :
André voce não quer montar um curso???? o que acha? pós graduação de pizzaiollo hehe....eu conheço um técnico na minha area que fez o seguinte....ele estava num forum de microprocessoradores eletronicos o qual participo e percebeu a quantidade de buscas....ai ele montou um curso on line e apostilas sobre o assunto .......amigo, ele não consegue fazer mais nada....a não ser cuidar do curso e da quantidade de gente que procura...o site dele ficou muito bacana e ja tem patrocinadores de componentes eletronicos....eu mesmo adquiri e aprendi a programar C++ com ele......O que acha? ja tem um aluno escrito heheheheeh
obviamente esta idéia serve para todos os mestres daqui....
obviamente esta idéia serve para todos os mestres daqui....
País :
pois é crocha, estou no processo de abrir um pizza bistro aqui em sao paulo, estou estudando varias coisas além de bioquimica da massa, não falo todos os segredos aqui, pois meu produto esta relacionado ao meu conhecimento, oq passo aqui são conhecimentos basicos. o maximo que vou é até aqui (info acima)... ok ?
os segredos de qual tenho conhecimento são da preparção de uma pizza gourmet, e são sigilosos, e eu as aprendi durante 3 anos de estudo intenso, e continuo aprendendo, pois tenho contatos no mundo inteiro, e compro livros direto sobre fermentação.
não me leve a mal, e espero que tenho ajudado a vc e todos, sei que sou radical quanto a metodologias, mais sempre falo que são a minha opinião em relação a um produto.
abraço !
os segredos de qual tenho conhecimento são da preparção de uma pizza gourmet, e são sigilosos, e eu as aprendi durante 3 anos de estudo intenso, e continuo aprendendo, pois tenho contatos no mundo inteiro, e compro livros direto sobre fermentação.
não me leve a mal, e espero que tenho ajudado a vc e todos, sei que sou radical quanto a metodologias, mais sempre falo que são a minha opinião em relação a um produto.
abraço !
Convidad- Convidado
André, claro que temos que entender, é propriedade intelectual.
Seus 3 anos são uma preciosidade uma jóia mesmo.
Os passos básicos, pra quem realmente quer aprender já dá uma visão interessante de todo o processo.
Eu já estou na minha delivery a 30 dias trabalhando, e não tenho a intenção e nem a prentensão de ser um artesão da pizza como você, e mesmo assim tenho alguns segredos que aprendi lendo e comprando literatura especifica.
No meu caso, a minha massa é bem simples, com alguns segredos mas posso falar o básico sem problemas.
Pra uma delivery, pessoal, o segredo é não inventar demais.
A minha massa é feita da seguinte forma pra cada KG de farinha eu uso dependendo da temperatura ambiente de 0,8 a 1,0 grama de fermento, óleo (azeite de ótima qualidade), água, sal, açucar.
Misturo tudo na masseira por 5 minutos, e não deixo a massa muito seca, mais húmida é sempre melhor, e boleio imediatamente, deixo descansar por 40 minutos nas caixas estacadas, e depois refrigero.
Dura entre 3 e 7 dias.
Tenho alguns outros segredos, pesquisando, lendo, fazendo, colocando a mão na massa literalmente,kkkk....
Abraço a todos
Seus 3 anos são uma preciosidade uma jóia mesmo.
Os passos básicos, pra quem realmente quer aprender já dá uma visão interessante de todo o processo.
Eu já estou na minha delivery a 30 dias trabalhando, e não tenho a intenção e nem a prentensão de ser um artesão da pizza como você, e mesmo assim tenho alguns segredos que aprendi lendo e comprando literatura especifica.
No meu caso, a minha massa é bem simples, com alguns segredos mas posso falar o básico sem problemas.
Pra uma delivery, pessoal, o segredo é não inventar demais.
A minha massa é feita da seguinte forma pra cada KG de farinha eu uso dependendo da temperatura ambiente de 0,8 a 1,0 grama de fermento, óleo (azeite de ótima qualidade), água, sal, açucar.
Misturo tudo na masseira por 5 minutos, e não deixo a massa muito seca, mais húmida é sempre melhor, e boleio imediatamente, deixo descansar por 40 minutos nas caixas estacadas, e depois refrigero.
Dura entre 3 e 7 dias.
Tenho alguns outros segredos, pesquisando, lendo, fazendo, colocando a mão na massa literalmente,kkkk....
Abraço a todos
delubiod- COLABORADOR MASTER
Número de Mensagens : 580
Emprego/lazer : Dono de Pizzaria
Humor : de boa
País :
andreguidon escreveu:pois é crocha, estou no processo de abrir um pizza bistro aqui em sao paulo, estou estudando varias coisas além de bioquimica da massa, não falo todos os segredos aqui, pois meu produto esta relacionado ao meu conhecimento, oq passo aqui são conhecimentos basicos. o maximo que vou é até aqui (info acima)... ok ?
abraço !
Que isso amigo!...entendo, eu tambem sou consultor e sei bem o que voce esta dizendo.........desejo a voce felicidades no seu empreendimento....do coração
País :
obrigado gente !
esbarrei num mesmo problema num forum americano, onde um napolitano participava, só qu quando agente pedia informação a mais, ele já barrava.... hahhahaa !!! mais continuo participante aqui, pois do mesmo jeito que aprendi em forum algumas coisas, outras aprendi apanhando (testando muito) e lendo muitos levros... grande abraço a todos !
esbarrei num mesmo problema num forum americano, onde um napolitano participava, só qu quando agente pedia informação a mais, ele já barrava.... hahhahaa !!! mais continuo participante aqui, pois do mesmo jeito que aprendi em forum algumas coisas, outras aprendi apanhando (testando muito) e lendo muitos levros... grande abraço a todos !
Convidad- Convidado
andreguidon escreveu:obrigado gente !
Nossa rapaz depois que reli o seu post acredito que eu não postei direito o recado....o que eu propus foi um curso "remunerado"...isso é, voce estaria montando um negócio na internet. O curso que eu disse que fiz de C++ eu paguei quase 300,00 por ele e não me arrependo....por exemplo se eu posso fazer um curso on line contigo que é um mestre para que vou perder tempo no SENAC..foi isso que eu quis dizer...hoje em dia esse negocio de curso presencial não existe mais ....como vou adquirir conhecimentos praticos do Hassin por exemplo que ta no chile.....e tambem não posso encher a paciencia dele o dia inteiro......para isso tem a internet e seus sites comerciais e assim vai......por isso o roger da eletronica não faz mais nada porque ele fica só ganhando dinheiro nos cursos ....o grau de ensinamento nas apostilas vai em contra a proposta de iniciante a chief .......as vezes até para fazer perguntas aqui é dificil pois como perguntar se nem o mais basico muitos não sabem....tem que ter uma base inicial....por mais que tenho me esforçado é dificil pois não sou da area....sinto que falta algo....vou fazer o curso do senac mas tenho certeza que aprendi mais com voces aqui do que vou aprender la .......mas como voce ja disse seus planos são outros....o que não inviabiliza a idéia
http://www.rogercom.com/
Última edição por Crocha em Qui 04 Jun 2009, 18:02, editado 2 vez(es)
País :
.....com um mes do forum ja consigo desenvolver uma massa, projetar um forno a lenha, entender o porque dos ingredientes, usar termometros em massa e dosadores, balanças, dezenas de videos educativos, e livros que ja adquiri.............eu nunca cozinhei na vida e apesar dos fracassos ja consigo enrolar minha mãe nos papos de cozinha ehehehhehehe,....e sei que vou chegar lá pois nunca perdi nos meus desafios nessa vida.....sou autodidata graças a Deus e adoro amizades.....as vezes cometo erros brincando com alguns participantes que por não estarem olhando em meus olhos podem me interpretar mal....realmente é um erro da minha parte........mas com o tempo a gente aprende a conhecer uma pessoa até pela sua digitação.....abçs
País :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Página 2 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Hoje à(s) 08:37 por Cheff Hassin
» Uma turma de alunos inesquecível! Momentos de alegria e descontração! #cursopizza #mestredapizza
Seg 18 Nov 2024, 06:23 por Cheff Hassin
» CURSO DO CHEFF HASSIN DIA 19/11/2024 - INSCREVA-SE
Qua 13 Nov 2024, 00:53 por Cheff Hassin
» HotBox New, suas pizzas mais quentes que nunca! Confira aqui! #cursopizza #chefpizza #pizza Vídeo completo!
Ter 12 Nov 2024, 20:45 por Cheff Hassin
» HotBox, suas pizzas mais quentes que nunca! Confira aqui! #cursopizza #chefpizza #pizza
Dom 10 Nov 2024, 03:07 por Cheff Hassin
» PL, qual o seu objetivo e por que é tão importante nos primeiros passos do seu negócio? #cursopizza
Dom 10 Nov 2024, 00:49 por Cheff Hassin
» Curso ao vivo desde a Escola do Fórum de Pizzas. Momentos que marcam as atividades. #cursopizza
Ter 05 Nov 2024, 03:47 por Cheff Hassin
» Tributo àqueles que querem fazer pizzas em casa ou reciclar melhoras em sua pizzaria #cursopizza
Qua 30 Out 2024, 12:55 por Cheff Hassin
» O que os nossos alunos dizem ao comerem as pizzas feitas no curso? #cursopizza #massadepizza
Ter 29 Out 2024, 14:50 por Cheff Hassin
» Curso do mês 11 2024 - pizzas/esfihas. Aprenda a melhor massa de pizza e seus segredos! #cursopizza
Ter 29 Out 2024, 14:48 por Cheff Hassin
» Ultimos cursos p/pizzaiollos e esfiheiros do Ano 2024!
Sex 25 Out 2024, 13:30 por Cheff Hassin
» Você quer aprender a fazer pizzas de massa leve, crocante, e macia? Aqui vc encontra! #cursopizza
Qua 02 Out 2024, 09:13 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 7 #pizza #massa #cursopizza
Qui 26 Set 2024, 09:03 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 5 #pizza #massa #cursopizza
Seg 23 Set 2024, 09:26 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 4 #pizza #massa #cursopizza
Dom 22 Set 2024, 16:52 por Cheff Hassin
» Se você um dia teve a vontade de fazer o curso de pizzas e esfihas com o Cheff Hassin Ghannam, Felizmente este momento chegou!
Sex 20 Set 2024, 22:47 por Cheff Hassin
» Nunca mais terá problemas para escorregar a sua pizza ao forno. Vídeo 3 #pizza #massa #cursopizza
Sex 20 Set 2024, 22:38 por Cheff Hassin
» Se a sua massa de pizza Napolitana gruda na pá ao levar ao forno, pegue esta dica e esquece!
Qua 11 Set 2024, 13:52 por Cheff Hassin
» Já te passou do seu cliente reclamar que a pizza chegou faltando ingredientes?
Seg 09 Set 2024, 11:00 por Cheff Hassin
» Qual a temperatura correta para assar bem a minha pizza no meu forno?
Sáb 07 Set 2024, 14:41 por Cheff Hassin
» Por que a sua massa pré-assada está ruim, embarrigada e rachando? Dicas do Cheff!
Qui 05 Set 2024, 10:41 por Cheff Hassin
» Máquina de abrir discos de pizzas Ultra Rápida! Processo p/ alta produção ou pizzas congeladas.
Seg 02 Set 2024, 10:13 por Cheff Hassin
» Técnica de abertura de massa de pizza, borda falsa utilizando as mãos. Faça você também!
Qui 29 Ago 2024, 06:43 por Cheff Hassin
» Técnica de abertura de massa de pizza, borda falsa utilizando as mãos. Faça você também!
Qui 29 Ago 2024, 06:43 por Cheff Hassin
» Aprenda a fazer pizzas com quem têm a experiência comprovada para ensinar, e entre neste mercado bem calçado e sem erros.
Ter 27 Ago 2024, 08:07 por Cheff Hassin
» Case de sucesso pós consultoria com o Cheff Hassin Ghannam em Cuiabá! Duetto Massas Artesanais.
Dom 25 Ago 2024, 20:49 por Cheff Hassin
» Como fazer bordas trançadas e deixar sua pizza mais bonita. Dicas do Cheff Hassin Ghannam Como fazer bordas trançadas e deixar sua pizza mais bonita. Dicas do Cheff Hassin Ghannam
Qui 22 Ago 2024, 06:13 por Cheff Hassin
» Por que a minha massa de pizza não está ficando boa como antes?
Qua 21 Ago 2024, 14:41 por Cheff Hassin
» Pedra refratária para reposição do home a gás
Seg 19 Ago 2024, 21:26 por Thiago Estevão
» AGENDA DOS CURSOS DO FÓRUM DE PIZZAS PARA O ANO 2024/2025. INSCREVA-SE E SEJA MAIS UM ALUNO PARCEIRO DO FÓRUM DE PIZZAS!!
Sáb 17 Ago 2024, 21:11 por Cheff Hassin
» Novo curso de pizzaiollo em São Paulo ministrado pelo Cheff Hassin Ghannam - Massa Secreta, Massa Pan, esfihas, e todos os seus processos!
Sex 16 Ago 2024, 16:55 por Cheff Hassin
» Mas por que uma massa de pizza fica borrachuda? Saiba aqui e resolva este problema para sempre!
Qua 07 Ago 2024, 19:50 por Cheff Hassin
» Quando a massa de pizza fica grudada na pá, por que isso acontece? Saiba aqui!
Qui 01 Ago 2024, 13:10 por Cheff Hassin
» Neste vídeo, Alunos e consutados, elogios e superação! Como isso me deixa feliz!!
Seg 29 Jul 2024, 00:54 por Cheff Hassin
» Por que o 2° descanso da massa é tão importante? Conheça os produtos que farão Top as suas pizzas!
Qua 24 Jul 2024, 07:56 por Cheff Hassin
» Uma solução completa p/ pizzas mais quentes a domicílio. Pizzas de 35 e 40 cm! Mochila 3 em 1!
Seg 22 Jul 2024, 12:13 por Cheff Hassin
» Fazer pizzas de qualidade e gourmet é a minha especialidade. Inscreva-se neste mês!
Qua 17 Jul 2024, 07:55 por Cheff Hassin
» Como uma massa fresca consegue ficar tão crocante ao sair do forno!! Dicas do Cheff Hassin!
Seg 15 Jul 2024, 05:09 por Cheff Hassin
» Carrinho para descanso de massas de pizzas com medidas: 41 x 80 x 1,97 mt
Dom 14 Jul 2024, 05:16 por Cheff Hassin
» Organizar sua produção no maior horário de vendas, é fundamental p/ aumentar as suas vendas.
Sex 12 Jul 2024, 07:35 por Cheff Hassin
» A todos os nossos membros e visitantes um Bom e abençoado dia!
Sex 12 Jul 2024, 05:49 por Cheff Hassin
» Como otimizar espaço para uma maturação mais prolongada ou uma fermentação rápida_ Dicas do Hassin.
Qui 11 Jul 2024, 07:05 por Cheff Hassin
» Preparando a Massa Secreta na Masseira Rápida MR 05, da Gastromaq. A pedido de um seguidor!
Ter 09 Jul 2024, 18:33 por Cheff Hassin
» Dia 30 e 31 de Julho de 2024, Curso de pizzaiollo e esfiheiro na Escola do Fórum de Pizzas, c/ Cheff Hassin.
Seg 08 Jul 2024, 07:20 por Cheff Hassin
» Aprenda a fazer pizzas e esfihas de qualidade com o Cheff Hassin Ghannam em sua escola.
Seg 08 Jul 2024, 07:19 por Cheff Hassin
» Somos distribuidores de Azeitonas e Nuts, faça a sua cotação neste tópico.
Qui 04 Jul 2024, 10:13 por Cheff Hassin
» Premier Pizzaria (SC), 8 anos de muito trabalho, mas o resultado foi inevitável!! Sucesso colossal!!
Qua 03 Jul 2024, 21:56 por Cheff Hassin
» Como você irá comemorar a data do seu aniversário? Que tal um pizzada do Cheff em sua casa?
Ter 02 Jul 2024, 15:38 por Cheff Hassin
» Se a sua pizzaria é salão e delivery, esta informação te será muito útil! Dicas do Cheff Hassin.
Seg 01 Jul 2024, 06:22 por Cheff Hassin
» Pensa numa pizza boa!! Vale a pena ir, comer e relaxar! 156 Pizza Bar! Você vai me agradecer!
Seg 01 Jul 2024, 06:21 por Cheff Hassin
» Pizzas incríveis feitas nos Cursos de Pizzaiollo e Donos Pizzarias. Escola do Cheff Hassin Ghannam
Seg 01 Jul 2024, 06:19 por Cheff Hassin
» DÚVIDAS NA CONSTRUÇÃO DO FORNO IGLU
Sáb 29 Jun 2024, 08:14 por Cheff Hassin
» Bolsas Térmicas ou Termobags para manter as suas pizzas mais quentes na Tele entrega. Cliente Feliz!
Ter 25 Jun 2024, 09:04 por Admin
» Mais Técnicas de Pré-assado de massas de pizzas do Cheff Hassin Ghannam. Massa Secreta e Pan.
Ter 25 Jun 2024, 09:02 por Admin
» Masseiras p/ pizzas. Quais devo escolher, quais os seus benefícios e quais são as melhores?
Qui 20 Jun 2024, 23:07 por Cheff Hassin
» Uma das melhores pizzas do Cheff Hassin passo a passo. Massa Secreta pré-assada! Aprenda aqui!
Seg 17 Jun 2024, 22:29 por Admin
» Como ter um dia de trabalho tranquilo, com acertos e facilidades? Veja aqui!
Dom 16 Jun 2024, 15:35 por Admin
» Cabideiro, esqueleto ou arara p/pizzas pré montadas p/ as horas de maior movimento de venda!
Qui 13 Jun 2024, 06:16 por Cheff Hassin
» Como "Gourmetizar" a sua pizza e deixá-la mais saborosa! Segredos e dicas do Cheff para Você.
Ter 11 Jun 2024, 16:29 por Cheff Hassin
» RECLAMAÇOES DO ATENDIMENTO PIZZA -PRESSE
Ter 11 Jun 2024, 11:03 por Luciana1
» Fornecedor de massas em Porto Alegre e região
Sáb 08 Jun 2024, 02:14 por Cheff Hassin
» Pizza arruinada, cliente insatisfeito... Mesinhas de apoio p/ a pizza não deformar durante a entrega
Sáb 08 Jun 2024, 01:39 por Cheff Hassin
» Pizzas gourmet deliciosas no último curso com o Cheff Hassin, layouts e sabores incríveis!
Ter 04 Jun 2024, 15:47 por Cheff Hassin
» Pizzas de Metro? Seus clientes já te pediram? Que materiais são necessários para esta proposta?
Ter 04 Jun 2024, 13:25 por Cheff Hassin
» Mussarela? Fatiada ou ralada? Como devo usá-la? Qual a melhor forma? Dicas do Cheff Hassin.
Ter 28 maio 2024, 07:37 por Cheff Hassin
» Molhos de tomate incríveis que darão às suas pizzas muito o que falar e muitos elogios!!
Qui 23 maio 2024, 19:05 por Cheff Hassin
» Pizza chega molhada a domicílio, e cliente muito insatisfeito. Como evitar isso? Saiba aqui!
Sex 17 maio 2024, 12:20 por Cheff Hassin
» Se a qualidade está em 1o lugar, meu Requeijão têm que ser Vereda! Só elogios dos meus clientes!
Qui 16 maio 2024, 10:50 por Cheff Hassin
» Quer ter uma massa de pizza aerada, macia, crocante e leve? Aprenda neste vídeo! Dicas do Cheff.
Seg 13 maio 2024, 15:02 por Cheff Hassin
» 3a Visita a Pizzeria Buona Cia em Santos/SP. Mais novidades!
Sáb 11 maio 2024, 15:45 por Cheff Hassin