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MUITO INTERESSANTE - MATERIA DA REVISTA FOOD SERVICE NEWS
2 participantes
Página 1 de 1
MUITO INTERESSANTE - MATERIA DA REVISTA FOOD SERVICE NEWS
Pizza, pessoas e prêmios!
Empresário
da Domino´s Pizza consegue o sucesso e altos números de vendas, além de
um prêmio internacional que o colocou entre os cinco melhores
franqueados da marca no mundo
Ao conversar com um empresário, ele ficará feliz em te contar como alcançou o sucesso
devido às suas habilidades, planejamento,
entre outros fatores. O engenheiro
Nilo Otero de Freitas se destaca por fazer o contrário. Proprietário de
três unidades da rede de pizzaria Domino´s e considerado um dos cincos
melhores franqueados da marca no mundo, Freitas atribui o seu sucesso à
sua equipe e sua gestão focada em pessoas. O prêmio é oferecido
anualmente pela rede mundial e avalia aspectos como crescimento de
vendas, atendimento ao cliente entre outros.
Sua unidade no Icaraí, Rio de
Janeiro é a líder de vendas no país e movimenta em torno de R$ 240 mil
por mês. Esta loja chamou a atenção da rede internacional, pois pulou do
8º lugar, no ranking de vendas para o 1º. À FSN, Freitas contou um
pouco sobre sua trajetória, como alcançou o sucesso e o impacto de um
reconhecimento mundial.
Food Service News: De onde surgiu a
vontade de ser empreendedor?
Nilo Otero de Freitas: Na verdade
foi um pouco por acaso. Eu comecei como consultor do Grupo Umbria e
trabalhei lá por muitos anos, cuidando da parte de abastecimento, ou
como falam, supply. Depois de um tempo, houve a necessidade de montar
uma distribuidora própria para o grupo e eu me encarreguei do projeto.
Também passei por outras áreas como a financeira e de planejamento.
Quando a companhia comprou a marca Domino´s dos mexicanos, eu entrei
como sócio. E quando resolvi sair, recebi através do contrato de saída,
as lojas como forma de pagamento.
FSN: Como foi administrar depois disso?
NOF: Quando saí do Grupo Umbria, me tornei o franqueado
das lojas de Icaraí e Vila Isabel.
Logo após, me associei a meu sobrinho Rodrigo Freitas que possuía uma
loja da rede em Petrópolis. Atualmente, ele fica por conta de
administrar a parte operacional. Juntos adotamos um bom modelo de gestão participativa e começamos a crescer
muito. Para nossos funcionários, pagamos prêmios e participações. Acredito que assim conseguimos um crescimento
sólido, destacando-se a unidade de Icaraí.
FSN: Foi esta unidade que rendeu o prêmio internacional?
NOF: Sim. O desempenho da loja foi
tão significativo que ganhamos um prêmio como uma das melhoras unidades
no mundo. Esta foi a primeira vez que o Brasil teve um representante.
Para a premiação, o grupo internacional, que detém a Domino´s, convidou a
mim e aos outros ganhadores para irmos à Califórnia para encontrar o
presidente da empresa e diretores.
FSN: O que este prêmio significou para você?
NOF: Este prêmio veio confirmar o que a gente acredita
muito: a gestão de pessoas. Ou seja,
nós investimos muito em nossa equipe e a deixamos sempre motivada.
Acredito que este é um fator que influencia no índice de vendas tão
alto. Além disso, o prêmio me proporcionou uma viagem onde tive a troca
de experiências com franqueados de outros países, como Inglaterra,
Turquia, Irlanda, entre outros. Isso nos mostrou que estamos no caminho
certo e foi um bom incentivo agora que estamos abrindo novas lojas em
Niterói e na Tijuca.
FSN: Você imaginava que poderia ganhar este prêmio?
NOF: Não tinha ideia que poderíamos
ganhar, porém sabíamos que estávamos no caminho certo e que isto poderia
ser reconhecido, principalmente porque temos foco em investir nas
pessoas. Mas, de qualquer forma, foi uma surpresa já que no Brasil,
ninguém nunca tinha ganhado este prêmio.
FSN: Como é a repercussão dos clientes que frequentam as suas lojas?
NOF: Estamos muito satisfeitos com a
resposta dos clientes aos nossos esforços e buscamos sempre atendê-los
com excelência. E podemos dizer isto pois simplesmente, ao olhar nossas
vendas, elas não param de crescer nesses últimos dois anos.
FSN: Quais os pontos positivos em se ter uma franquia?
NOF: O principal é trabalhar com uma
marca consolidada. Assim, você não tem uma marca individual que precisa
se desenvolver no mercado e nem trabalhar sozinho. Se alguém abre uma
loja Domino´s no Maranhão ou em Porto Alegre, está fortalecendo essa
marca. Além disso, você tem abastecimento garantido, já que o
franqueador negocia o volume de compra com os fornecedores, a nível
nacional. Outro ponto que destaco é o marketing, porque quando você ou
alguém abre uma nova loja, essa ação atinge todas as unidades em nível
mundial. Ou seja, é uma bela vantagem você ser um franqueado.
FSN: Qual o rendimento de uma unidade da rede?
NOF: A rentabilidade de uma loja
varia muito com o valor do aluguel, o tamanho da loja e a localização,
porque isso interfere até no número de funcionários que você vai
precisar. São diversos fatores que interferem, mas de uma forma geral no
ramo de alimentação, a rentabilidade varia de 15 a 20%. E este é um
indicador muito bom neste segmento.
FSN: Como escolher os locais para a instala-
ção de lojas?
NOF: A escolha do ponto é, talvez, a
parte mais crítica e importante na hora de abrir um nova loja. O
franqueador, através de muitas experiências com outras unidades,
desenvolve um conhecimento específico e próprio para avaliar novos
pontos. Mas claro que sempre tem que existir uma dose de feeling que não
deve ser desprezada.
FSN: Você já pensou em abrir uma franquia de outra marca?
NOF: Ainda não, porque acredito que
temos muito espaço no mercado para a marca Domino´s. Sendo assim,
enquanto não estivermos tendo prejuízo e conseguindo crescer com o
grupo, não é algo que pensamos. Mas claro que podemos estudar outras
opções, caso este cenário mude. Porém, enquanto puder abrir lojas da
marca que eu estou e que conheço bem a operação, não pensarei em outras
marcas.
FSN: O que você acredita ser seu diferencial como empresário?
NOF: Eu acho que foi a minha decisão
de investir em pessoas, pagar bem, cuidar de nossa equipe de uma
maneira especial. Trabalhar de uma forma habilidosa na hora de gerir os
funcionários. Porque produto bom, qualquer um pode ter ou fazer. Por
isso, acredito que nosso diferencial foi ter a coragem de investir nas
pessoas e remunerá-las bem.
FSN: O que considera como sua maior conquista profissional?
NOF: Tivemos muitas conquistas e
algumas derrotas. Considero que uma das principais conquistas foi
conseguir fundar e dirigir a operadora logística exclusiva do Mc
Donald’s, a Martin-Brower do Brasil. Além disso, mais tarde participar
da estruturação e crescimento de nosso atual fornecedor, o Grupo Umbria
que detém as marcas Spoleto, Koni Store e Domino’s Pizza Brasil.
FSN: Quais os maiores desafios encontrados em sua carreira?
NOF: Acho que tudo é um aprendizado,
acertamos e erramos muitas vezes. O importante é tentar acertar, mais
do que errar e, acima de tudo, aprender muito com os erros. Cada etapa
do nosso caminho mostra sempre um novo desafio e muito aprendizado.
FSN: A que atribui seu sucesso como empresário?
NOF: Nesta etapa de nosso negócio,
onde operamos diversas franquias, podemos considerar que nosso sucesso
tem sido em trabalhar as marcas corretamente como indicam os
franqueadores, fazer um excelente produto todos os dias sem exceção,
cuidar sempre da satisfação do cliente e, sobretudo e principalmente,
cuidar e remunerar bem nossa equipe em todos os níveis.
FSN: Teria algumas dicas para os empresários?
NOF: A primeira coisa que eu falo é o
seguinte: se você quiser ter um risco menor, abra uma franquia, não
abra uma marca própria. Escolha uma marca consolidada no país, pois você
participará de um time maior e se beneficiará do marketing de uma marca
que já está no mercado. Além disso, tenha cuidado com sua equipe de
trabalho, porque aí que está o segredo de um grande sucesso. Essa é
minha dica para quem deseja entrar neste meio.
FSN: Quais são os seus planos para o futuro?
NOF: Pretendo abrir novas lojas da
Domino´s e continuar crescendo dentro da marca. Já temos até projetos
para o ano que vem, de abrir em torno de duas ou três lojas, mas sempre
Domino´s.
Empresário
da Domino´s Pizza consegue o sucesso e altos números de vendas, além de
um prêmio internacional que o colocou entre os cinco melhores
franqueados da marca no mundo
Maria Luiza Gondim
Ao conversar com um empresário, ele ficará feliz em te contar como alcançou o sucesso
devido às suas habilidades, planejamento,
entre outros fatores. O engenheiro
Nilo Otero de Freitas se destaca por fazer o contrário. Proprietário de
três unidades da rede de pizzaria Domino´s e considerado um dos cincos
melhores franqueados da marca no mundo, Freitas atribui o seu sucesso à
sua equipe e sua gestão focada em pessoas. O prêmio é oferecido
anualmente pela rede mundial e avalia aspectos como crescimento de
vendas, atendimento ao cliente entre outros.
Sua unidade no Icaraí, Rio de
Janeiro é a líder de vendas no país e movimenta em torno de R$ 240 mil
por mês. Esta loja chamou a atenção da rede internacional, pois pulou do
8º lugar, no ranking de vendas para o 1º. À FSN, Freitas contou um
pouco sobre sua trajetória, como alcançou o sucesso e o impacto de um
reconhecimento mundial.
Food Service News: De onde surgiu a
vontade de ser empreendedor?
Nilo Otero de Freitas: Na verdade
foi um pouco por acaso. Eu comecei como consultor do Grupo Umbria e
trabalhei lá por muitos anos, cuidando da parte de abastecimento, ou
como falam, supply. Depois de um tempo, houve a necessidade de montar
uma distribuidora própria para o grupo e eu me encarreguei do projeto.
Também passei por outras áreas como a financeira e de planejamento.
Quando a companhia comprou a marca Domino´s dos mexicanos, eu entrei
como sócio. E quando resolvi sair, recebi através do contrato de saída,
as lojas como forma de pagamento.
FSN: Como foi administrar depois disso?
NOF: Quando saí do Grupo Umbria, me tornei o franqueado
das lojas de Icaraí e Vila Isabel.
Logo após, me associei a meu sobrinho Rodrigo Freitas que possuía uma
loja da rede em Petrópolis. Atualmente, ele fica por conta de
administrar a parte operacional. Juntos adotamos um bom modelo de gestão participativa e começamos a crescer
muito. Para nossos funcionários, pagamos prêmios e participações. Acredito que assim conseguimos um crescimento
sólido, destacando-se a unidade de Icaraí.
FSN: Foi esta unidade que rendeu o prêmio internacional?
NOF: Sim. O desempenho da loja foi
tão significativo que ganhamos um prêmio como uma das melhoras unidades
no mundo. Esta foi a primeira vez que o Brasil teve um representante.
Para a premiação, o grupo internacional, que detém a Domino´s, convidou a
mim e aos outros ganhadores para irmos à Califórnia para encontrar o
presidente da empresa e diretores.
FSN: O que este prêmio significou para você?
NOF: Este prêmio veio confirmar o que a gente acredita
muito: a gestão de pessoas. Ou seja,
nós investimos muito em nossa equipe e a deixamos sempre motivada.
Acredito que este é um fator que influencia no índice de vendas tão
alto. Além disso, o prêmio me proporcionou uma viagem onde tive a troca
de experiências com franqueados de outros países, como Inglaterra,
Turquia, Irlanda, entre outros. Isso nos mostrou que estamos no caminho
certo e foi um bom incentivo agora que estamos abrindo novas lojas em
Niterói e na Tijuca.
FSN: Você imaginava que poderia ganhar este prêmio?
NOF: Não tinha ideia que poderíamos
ganhar, porém sabíamos que estávamos no caminho certo e que isto poderia
ser reconhecido, principalmente porque temos foco em investir nas
pessoas. Mas, de qualquer forma, foi uma surpresa já que no Brasil,
ninguém nunca tinha ganhado este prêmio.
FSN: Como é a repercussão dos clientes que frequentam as suas lojas?
NOF: Estamos muito satisfeitos com a
resposta dos clientes aos nossos esforços e buscamos sempre atendê-los
com excelência. E podemos dizer isto pois simplesmente, ao olhar nossas
vendas, elas não param de crescer nesses últimos dois anos.
FSN: Quais os pontos positivos em se ter uma franquia?
NOF: O principal é trabalhar com uma
marca consolidada. Assim, você não tem uma marca individual que precisa
se desenvolver no mercado e nem trabalhar sozinho. Se alguém abre uma
loja Domino´s no Maranhão ou em Porto Alegre, está fortalecendo essa
marca. Além disso, você tem abastecimento garantido, já que o
franqueador negocia o volume de compra com os fornecedores, a nível
nacional. Outro ponto que destaco é o marketing, porque quando você ou
alguém abre uma nova loja, essa ação atinge todas as unidades em nível
mundial. Ou seja, é uma bela vantagem você ser um franqueado.
FSN: Qual o rendimento de uma unidade da rede?
NOF: A rentabilidade de uma loja
varia muito com o valor do aluguel, o tamanho da loja e a localização,
porque isso interfere até no número de funcionários que você vai
precisar. São diversos fatores que interferem, mas de uma forma geral no
ramo de alimentação, a rentabilidade varia de 15 a 20%. E este é um
indicador muito bom neste segmento.
FSN: Como escolher os locais para a instala-
ção de lojas?
NOF: A escolha do ponto é, talvez, a
parte mais crítica e importante na hora de abrir um nova loja. O
franqueador, através de muitas experiências com outras unidades,
desenvolve um conhecimento específico e próprio para avaliar novos
pontos. Mas claro que sempre tem que existir uma dose de feeling que não
deve ser desprezada.
FSN: Você já pensou em abrir uma franquia de outra marca?
NOF: Ainda não, porque acredito que
temos muito espaço no mercado para a marca Domino´s. Sendo assim,
enquanto não estivermos tendo prejuízo e conseguindo crescer com o
grupo, não é algo que pensamos. Mas claro que podemos estudar outras
opções, caso este cenário mude. Porém, enquanto puder abrir lojas da
marca que eu estou e que conheço bem a operação, não pensarei em outras
marcas.
FSN: O que você acredita ser seu diferencial como empresário?
NOF: Eu acho que foi a minha decisão
de investir em pessoas, pagar bem, cuidar de nossa equipe de uma
maneira especial. Trabalhar de uma forma habilidosa na hora de gerir os
funcionários. Porque produto bom, qualquer um pode ter ou fazer. Por
isso, acredito que nosso diferencial foi ter a coragem de investir nas
pessoas e remunerá-las bem.
FSN: O que considera como sua maior conquista profissional?
NOF: Tivemos muitas conquistas e
algumas derrotas. Considero que uma das principais conquistas foi
conseguir fundar e dirigir a operadora logística exclusiva do Mc
Donald’s, a Martin-Brower do Brasil. Além disso, mais tarde participar
da estruturação e crescimento de nosso atual fornecedor, o Grupo Umbria
que detém as marcas Spoleto, Koni Store e Domino’s Pizza Brasil.
FSN: Quais os maiores desafios encontrados em sua carreira?
NOF: Acho que tudo é um aprendizado,
acertamos e erramos muitas vezes. O importante é tentar acertar, mais
do que errar e, acima de tudo, aprender muito com os erros. Cada etapa
do nosso caminho mostra sempre um novo desafio e muito aprendizado.
FSN: A que atribui seu sucesso como empresário?
NOF: Nesta etapa de nosso negócio,
onde operamos diversas franquias, podemos considerar que nosso sucesso
tem sido em trabalhar as marcas corretamente como indicam os
franqueadores, fazer um excelente produto todos os dias sem exceção,
cuidar sempre da satisfação do cliente e, sobretudo e principalmente,
cuidar e remunerar bem nossa equipe em todos os níveis.
FSN: Teria algumas dicas para os empresários?
NOF: A primeira coisa que eu falo é o
seguinte: se você quiser ter um risco menor, abra uma franquia, não
abra uma marca própria. Escolha uma marca consolidada no país, pois você
participará de um time maior e se beneficiará do marketing de uma marca
que já está no mercado. Além disso, tenha cuidado com sua equipe de
trabalho, porque aí que está o segredo de um grande sucesso. Essa é
minha dica para quem deseja entrar neste meio.
FSN: Quais são os seus planos para o futuro?
NOF: Pretendo abrir novas lojas da
Domino´s e continuar crescendo dentro da marca. Já temos até projetos
para o ano que vem, de abrir em torno de duas ou três lojas, mas sempre
Domino´s.
americapizza- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 48
Localização : SUL - MG
Número de Mensagens : 123
Data de inscrição : 03/02/2010
País :
Re: MUITO INTERESSANTE - MATERIA DA REVISTA FOOD SERVICE NEWS
SE TORNANDO PEIXE GRANDE!!!!!!
adinilson- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 43
Localização : rio
Número de Mensagens : 58
Data de inscrição : 24/10/2011
Emprego/lazer : musico,ex-encarregado de postos de gás natural
Humor : alto astral podendo sofrer alteração
País :
Re: MUITO INTERESSANTE - MATERIA DA REVISTA FOOD SERVICE NEWS
Muito legal Lucas,
Isso mostra o diferencial das grandes empresas, material humano...
Isso mostra o diferencial das grandes empresas, material humano...
Convidado- Convidado
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