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Cliente VIP.
4 participantes
Cheff Hassin do Fórum de Pizzas! :: 5º FÓRUM: ASSUNTOS DO RAMO PIZZEIRO :: MARKETING, PUBLICIDADE - DIVULGAÇÃO, PROMOÇÕES, ESTRATÉGIAS, VENDAS
Página 1 de 1
Cliente VIP.
Ola pessoal, ontem na minha pizzaria um cliente sugeriu algo que gostei, a idéia seria criar um cartão vip para clientes que costumam frequentar diversas vezes a pizzaria, com isso conceder um desconto mesmo que pequeno coisa de 5 a 10 %, gostaria de saber a opinião de todos.
Tiago Maier- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 36
Localização : Balneário Camboriu
Número de Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/05/2011
Emprego/lazer : Pizzaria
Humor : Bom
País :
Re: Cliente VIP.
Tem que tomar cuidado, para ele não querer dar carteirada de cliente vip, passando a abusar desta condição de vip.
exigindo coisas que antes não exigia, e acabando por ser tornar um cliente chato.
e os outros que ainda não conseguiram o tal status, se sentirem sempre mal atendido, por não serem vip.
este cartão, pode se virar contra vc, pois vai apenas colocar um lote pequeno nas suas listas de clientes
newton
exigindo coisas que antes não exigia, e acabando por ser tornar um cliente chato.
e os outros que ainda não conseguiram o tal status, se sentirem sempre mal atendido, por não serem vip.
este cartão, pode se virar contra vc, pois vai apenas colocar um lote pequeno nas suas listas de clientes
newton
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Tiago,
Olhando para o lado financeiro do seu negócio, você tem que ver quantos cartões irá distribuir e quanto isso impactaria em suas contas se todos fossem usados 1 vez por mês durante o ano.
Se você tem uma margem boa ok, mas sua margem for apertada, poderá no final do mês/ano ficar no vermelho.
E também penso que voce poderia ter problemas, pois vamos ao exemplo:
Dois amigos são clientes seu...um vai de 15 em 15 dias e o outro vai 1 vez por mês na sua pizzaria.
Voce cria uma regra que para ter direito a cartão desconto o cliente tem que frequentar a pizzaria duas vezes por mês, disponibiliza então o cartão para o que está mais presente e ele encontra com este amigo que frequenta sua pizzaria somente 1 vez por mes e comenta que tem um cartão com descontos na sua pizzaria.
Aí ele pensa, eu também sou cliente do Tiago (ele também se sente VIP) e na proxima ida a sua pizzaria pede para você este cartão e você nega pois a "regra" que foi criada para ter este cartão consta que o cliente tem que frequentar sua pizzaria 2 vezes por mês, aí neste caso poderá perder este cliente e outros mais que também poderão se sentir desprestigiados por você.
Ou você para não perder o cliente lhe entrega o cartão e quando menos espera todo mundo está querendo o seu cartão...
Acho que o interessante seria você conhecer melho seu cliente e saber dar o desconto ou oferecer algum mimo em uma data especial que ele fosse comemorar em sua pizzaria.
Eu fui comemorar meus 11 anos de casado em um restaurante de um amigo no mês passado, quando ele me viu lá chegou perto da mesa e perguntou como estávamos, puxando assunto, ele sempre ele faz isso e comentei que estavamos comemorando 11 anos de casamento.
Ele sabe de qual vinho gostávamos e mandou ele para mesa eu olhei para trás e ele disse que era cortesia da casa....no final quando fui pagar a conta o vinho correspondia a mais ou menos uns 20% do valor da conta...mas ele fez isso este ano 1 vez comigo...e eu vou lá todo mês há mais de 15 anos...e a terceira ou quarta vez que ele faz isso, seja em desconto ou brinde... e não vou lá somete porque ele vai me dar alguma coisa ou desconto, mas porque ele sabe cativar os clientes, tanto na qualidade, do atendimento e com preços compatíveis ao que ele serve.
Então saiba fazer esta promoção para não dar um "tiro" no próprio pé.
Olhando para o lado financeiro do seu negócio, você tem que ver quantos cartões irá distribuir e quanto isso impactaria em suas contas se todos fossem usados 1 vez por mês durante o ano.
Se você tem uma margem boa ok, mas sua margem for apertada, poderá no final do mês/ano ficar no vermelho.
E também penso que voce poderia ter problemas, pois vamos ao exemplo:
Dois amigos são clientes seu...um vai de 15 em 15 dias e o outro vai 1 vez por mês na sua pizzaria.
Voce cria uma regra que para ter direito a cartão desconto o cliente tem que frequentar a pizzaria duas vezes por mês, disponibiliza então o cartão para o que está mais presente e ele encontra com este amigo que frequenta sua pizzaria somente 1 vez por mes e comenta que tem um cartão com descontos na sua pizzaria.
Aí ele pensa, eu também sou cliente do Tiago (ele também se sente VIP) e na proxima ida a sua pizzaria pede para você este cartão e você nega pois a "regra" que foi criada para ter este cartão consta que o cliente tem que frequentar sua pizzaria 2 vezes por mês, aí neste caso poderá perder este cliente e outros mais que também poderão se sentir desprestigiados por você.
Ou você para não perder o cliente lhe entrega o cartão e quando menos espera todo mundo está querendo o seu cartão...
Acho que o interessante seria você conhecer melho seu cliente e saber dar o desconto ou oferecer algum mimo em uma data especial que ele fosse comemorar em sua pizzaria.
Eu fui comemorar meus 11 anos de casado em um restaurante de um amigo no mês passado, quando ele me viu lá chegou perto da mesa e perguntou como estávamos, puxando assunto, ele sempre ele faz isso e comentei que estavamos comemorando 11 anos de casamento.
Ele sabe de qual vinho gostávamos e mandou ele para mesa eu olhei para trás e ele disse que era cortesia da casa....no final quando fui pagar a conta o vinho correspondia a mais ou menos uns 20% do valor da conta...mas ele fez isso este ano 1 vez comigo...e eu vou lá todo mês há mais de 15 anos...e a terceira ou quarta vez que ele faz isso, seja em desconto ou brinde... e não vou lá somete porque ele vai me dar alguma coisa ou desconto, mas porque ele sabe cativar os clientes, tanto na qualidade, do atendimento e com preços compatíveis ao que ele serve.
Então saiba fazer esta promoção para não dar um "tiro" no próprio pé.
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Isso já existe e se chama cartão fidelidade.
_________________
Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
Antes de comprar um forno, conheça primeiro o Super Mini Cheff Plus!
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DOUTRINADOR- MONITOR/SPONSOR
- Sexo :
Idade : 58
Localização : Bragança Paulista
Número de Mensagens : 15003
Data de inscrição : 10/05/2009
Emprego/lazer : Ex tecnico em eletronica, eletrica, mecanica e robótica e programador web.
Humor : Muito, graças a Deus.
País :
Re: Cliente VIP.
[quote="Newton do Amarante"]Tem que tomar cuidado, para ele não querer dar carteirada de cliente vip, passando a abusar desta condição de vip.
exigindo coisas que antes não exigia, e acabando por ser tornar um cliente chato.
e os outros que ainda não conseguiram o tal status, se sentirem sempre mal atendido, por não serem vip.
este cartão, pode se virar contra vc, pois vai apenas colocar um lote pequeno nas suas listas de clientes
newton[/q
Tenho que criar critérios para não gerar problemas como mencionou, a ventagem que percebo é que se eu preservar alguns clientes ele trará convidados e assim por diante, será meu advogado, meu vendedor....com um custo baixo e ainda ele mesmo consumirá mais por imaginar estar levando alguma vantagem que é o que todo cliente busca.
exigindo coisas que antes não exigia, e acabando por ser tornar um cliente chato.
e os outros que ainda não conseguiram o tal status, se sentirem sempre mal atendido, por não serem vip.
este cartão, pode se virar contra vc, pois vai apenas colocar um lote pequeno nas suas listas de clientes
newton[/q
Tenho que criar critérios para não gerar problemas como mencionou, a ventagem que percebo é que se eu preservar alguns clientes ele trará convidados e assim por diante, será meu advogado, meu vendedor....com um custo baixo e ainda ele mesmo consumirá mais por imaginar estar levando alguma vantagem que é o que todo cliente busca.
Tiago Maier- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 36
Localização : Balneário Camboriu
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Data de inscrição : 30/05/2011
Emprego/lazer : Pizzaria
Humor : Bom
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Re: Cliente VIP.
doutrinador escreveu:Isso já existe e se chama cartão fidelidade.
O cartão fidelidade é um pouco diferente funciona em compatibilidade com um software, requer um investimento bem maior, claro que o controle e o retorno devam ser maiores, mais deixo isso para os grandes. O cartão desconto que mencionei serve como uma forma apenas de identificar o portador e conceder o desconto ao mesmo, algo simples.
Tiago Maier- VISITANTE ESPORÁDICO
- Sexo :
Idade : 36
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Número de Mensagens : 24
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Emprego/lazer : Pizzaria
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Re: Cliente VIP.
saulojr... escreveu:Tiago,
Olhando para o lado financeiro do seu negócio, você tem que ver quantos cartões irá distribuir e quanto isso impactaria em suas contas se todos fossem usados 1 vez por mês durante o ano.
Se você tem uma margem boa ok, mas sua margem for apertada, poderá no final do mês/ano ficar no vermelho.
E também penso que voce poderia ter problemas, pois vamos ao exemplo:
Dois amigos são clientes seu...um vai de 15 em 15 dias e o outro vai 1 vez por mês na sua pizzaria.
Voce cria uma regra que para ter direito a cartão desconto o cliente tem que frequentar a pizzaria duas vezes por mês, disponibiliza então o cartão para o que está mais presente e ele encontra com este amigo que frequenta sua pizzaria somente 1 vez por mes e comenta que tem um cartão com descontos na sua pizzaria.
Aí ele pensa, eu também sou cliente do Tiago (ele também se sente VIP) e na proxima ida a sua pizzaria pede para você este cartão e você nega pois a "regra" que foi criada para ter este cartão consta que o cliente tem que frequentar sua pizzaria 2 vezes por mês, aí neste caso poderá perder este cliente e outros mais que também poderão se sentir desprestigiados por você.
Ou você para não perder o cliente lhe entrega o cartão e quando menos espera todo mundo está querendo o seu cartão...
Acho que o interessante seria você conhecer melho seu cliente e saber dar o desconto ou oferecer algum mimo em uma data especial que ele fosse comemorar em sua pizzaria.
Eu fui comemorar meus 11 anos de casado em um restaurante de um amigo no mês passado, quando ele me viu lá chegou perto da mesa e perguntou como estávamos, puxando assunto, ele sempre ele faz isso e comentei que estavamos comemorando 11 anos de casamento.
Ele sabe de qual vinho gostávamos e mandou ele para mesa eu olhei para trás e ele disse que era cortesia da casa....no final quando fui pagar a conta o vinho correspondia a mais ou menos uns 20% do valor da conta...mas ele fez isso este ano 1 vez comigo...e eu vou lá todo mês há mais de 15 anos...e a terceira ou quarta vez que ele faz isso, seja em desconto ou brinde... e não vou lá somete porque ele vai me dar alguma coisa ou desconto, mas porque ele sabe cativar os clientes, tanto na qualidade, do atendimento e com preços compatíveis ao que ele serve.
Então saiba fazer esta promoção para não dar um "tiro" no próprio pé.
Prezado Saulo,
agradeço mesmo pela resposta e os alertas, essa foi a intenção gerar uma certa polêmica para assim poder enxergar coisas muitas vezes ocultas, como respondi anteriormente a outro colega, a ideia surgiu agora então tenho que ainda criar critérios de avaliação e de funcionamento. Minha idéia era cadastrar o maximo de clientes possíveis sem limitar o numero de vezes que ele poderá estar consumindo na minha pizzaria, pois o desconto é uma forma de agrada-lo meu preço está um pouco acima da concorrênca, porêm minha qualidade supera de longe, só que estou com as vendas baixas certamente devido ao preço então por que não conceder um desconto? Creio que estes clientes vão se sentir prestigiados e me darão muito retorno, vou ganhar na quamtidade.
Tiago Maier- VISITANTE ESPORÁDICO
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Idade : 36
Localização : Balneário Camboriu
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Data de inscrição : 30/05/2011
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Humor : Bom
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Re: Cliente VIP.
Tiago, quando fazemos qualquer promoção de junte tantos selos, imãs e etc e troque por uma pizza, isso já é uma promoção de fidelidade.
Eu mesmo peguei uma pizzaria com uma promoção destas e acabei na mesma hora, mas isso é outra estoria.
Vamos a uma analise real do que acontece hoje e porque concordo com o Newton:
Concorrência acirrada, hoje todos trabalham na margem minima de lucro, qualquer iniciativa tem de ser muito bem pensada.
O ramo de pizzarias conseguiu a proeza de, ao contrario de todos os outros ramos, atender a todos os gostos do cliente.
Hoje o cliente entra na pizaria não para degustar a pizza, mas para exigir tantas coisas e ver se o dono da pizzaria não enlouquece.
Borda disso ou daquilo, metade disso ou daquilo, com cebola ou sem cebola, tira isso e poe aquilo.
(No bom sentido)
Só falta o cliente fazer a própria pizza ou participar da compra junto aos fornecedores.
Dar ao cliente o status de VIP iria aumentar ainda mais esta mania.
Não vejo ninguem entrar no Mac Donis e pedir meio Big Mak, meio quarteirão.
Ou mesmo tirar o queijo tal e colocar outro.
OU na padaria, ninguem pede um pão especial, exceto se ele já estiver pronto e fizer parte da gama de produtos.
Em uma pizzaria o cliente entra soberano, e dar a ele qualquer status poderá ser uma dor de cabeça futura.
Eu mesmo peguei uma pizzaria com uma promoção destas e acabei na mesma hora, mas isso é outra estoria.
Vamos a uma analise real do que acontece hoje e porque concordo com o Newton:
Concorrência acirrada, hoje todos trabalham na margem minima de lucro, qualquer iniciativa tem de ser muito bem pensada.
O ramo de pizzarias conseguiu a proeza de, ao contrario de todos os outros ramos, atender a todos os gostos do cliente.
Hoje o cliente entra na pizaria não para degustar a pizza, mas para exigir tantas coisas e ver se o dono da pizzaria não enlouquece.
Borda disso ou daquilo, metade disso ou daquilo, com cebola ou sem cebola, tira isso e poe aquilo.
(No bom sentido)
Só falta o cliente fazer a própria pizza ou participar da compra junto aos fornecedores.
Dar ao cliente o status de VIP iria aumentar ainda mais esta mania.
Não vejo ninguem entrar no Mac Donis e pedir meio Big Mak, meio quarteirão.
Ou mesmo tirar o queijo tal e colocar outro.
OU na padaria, ninguem pede um pão especial, exceto se ele já estiver pronto e fizer parte da gama de produtos.
Em uma pizzaria o cliente entra soberano, e dar a ele qualquer status poderá ser uma dor de cabeça futura.
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Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
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Re: Cliente VIP.
Faça COMBO é a melhor promoção e de forma igualitária aos consumidores sem descriminar nenhum tipo de consumo.
1 pizza GR + coca 1 lt por 23,00
2 pizzas entrega gratis
3 PIZZAS 1 COA 2 LTS OU ENTREGA GRATIS
mais de 5 pizzas ganhe uma doce do mesmo tamanho. OU 50 % DE DESC NA 6º PIZZA
VC APROVEITA MELHOR A VISITA DO DIA...e sempre será lembrado nas proximas
1 pizza GR + coca 1 lt por 23,00
2 pizzas entrega gratis
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mais de 5 pizzas ganhe uma doce do mesmo tamanho. OU 50 % DE DESC NA 6º PIZZA
VC APROVEITA MELHOR A VISITA DO DIA...e sempre será lembrado nas proximas
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Carlos,
Eles já fazem um lanche "Especial para você", onde vc pode pedir para tirar algo, só não acrescentar nada.
Agora pedir um lanche meio Big meio quarteirão... chutou o pau da barraca...rsrs
Eles já fazem um lanche "Especial para você", onde vc pode pedir para tirar algo, só não acrescentar nada.
Agora pedir um lanche meio Big meio quarteirão... chutou o pau da barraca...rsrs
doutrinador escreveu:
Não vejo ninguem entrar no Mac Donis e pedir meio Big Mak, meio quarteirão.
Ou mesmo tirar o queijo tal e colocar outro.
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Esta sugestão do Jesiel muito me agrada, temos que dar algo, mais sempre pedindo algo em troca.
Simples e todos os clientes podem participar com igualdade.
Simples e todos os clientes podem participar com igualdade.
Jesiel Santos escreveu:Faça COMBO é a melhor promoção e de forma igualitária aos consumidores sem descriminar nenhum tipo de consumo.
1 pizza GR + coca 1 lt por 23,00
2 pizzas entrega gratis
3 PIZZAS 1 COA 2 LTS OU ENTREGA GRATIS
mais de 5 pizzas ganhe uma doce do mesmo tamanho. OU 50 % DE DESC NA 6º PIZZA
VC APROVEITA MELHOR A VISITA DO DIA...e sempre será lembrado nas proximas
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Mas é Fabiano, os grandes restaurantes criaram o mito de ter de tratar o cliente com um monte de rapapés e isso foi seguido pelas pizzarias.
Não digo que optemos por atender o cliente nas suas "vontades" quando falamos de pratos caros, mas em pizzas, não vejo necessidade e acho que abre uma brecha pro cliente exigente exigir cada vez mais.
Não digo que optemos por atender o cliente nas suas "vontades" quando falamos de pratos caros, mas em pizzas, não vejo necessidade e acho que abre uma brecha pro cliente exigente exigir cada vez mais.
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Carlos Flavio Angelo - Doutrinador
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Re: Cliente VIP.
Carlos Orleans,
Por aqui é simples, tiro o que queres...
Adiciono de acordo com a vontade e existe uma tabela de preços de porções...
Para se acrescentar Presunto...R$ x,xx
Para se acrescentar Palmito...R$ x,xx
Cobrando bem que mal tem ????
Agora sem essa de tira isso e coloca isso e fica o mesmo preço.
Por aqui é simples, tiro o que queres...
Adiciono de acordo com a vontade e existe uma tabela de preços de porções...
Para se acrescentar Presunto...R$ x,xx
Para se acrescentar Palmito...R$ x,xx
Cobrando bem que mal tem ????
Agora sem essa de tira isso e coloca isso e fica o mesmo preço.
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Por aqui fiz algo bem mais simples
Quem compra mais de duas pizzas por mes e mantêm o e-mail e celular atualizados ganha entrega grátis.
Quem compra mais de duas pizzas por mes e mantêm o e-mail e celular atualizados ganha entrega grátis.
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
A meu modo de Pensar, a palavra VIP, remete a pessoa pensar em tratamento diferenciado.
ela quando recebe um titulo de cliente VIP, cresce o Ego.
mas se sentir que este cartão esta sendo distribuido sem criterio, ela vai sentir seu ego traido e com a sensação de ter sido numa maquina comercial (o que e verdade), então esta frustração pode ser triste.
Newton
ela quando recebe um titulo de cliente VIP, cresce o Ego.
mas se sentir que este cartão esta sendo distribuido sem criterio, ela vai sentir seu ego traido e com a sensação de ter sido numa maquina comercial (o que e verdade), então esta frustração pode ser triste.
Newton
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Estou em tudo de acordo com o Doutrinador e o Newton.
Tambem estou de acordo com o Jesiel: dar algo a mais mas pedindo algo em troca.
Entendo que devemos implementar estrategias para melhorar os lucros, mas muitas vezes pode sair o tiro pela culatra. Nos tempos em que eu vendía sandwiches, comecei o negocio entregando umas amostras de graça aos vizinhos e conhecidos, foram umas 40 amostras: de todos os que receberam issas amostras so um (1) ficou fregués... todos os outros clientes fieis que depois teve a "sanduicheria" foram pessoas que nunca receberam nada de graça... misterios da psicología humana.
Uma vez perguntei a um arquiteto especializado em decorações chiquérrimas mas de baixo custo por qué ele cobraba tão caro, si não ganharía mais cobrando mais barato, ele respondeu "quanto mais caro cobro mais especial se sente meu cliente, o barato não se valora".
Entendo que nem sempre pode se implementar toda estratégia a todos os públicos, mas eu trato de ganhar á freguesía com qualidade e serviço, mas tambén com sentido común e dignidade.
Abraços!
Tambem estou de acordo com o Jesiel: dar algo a mais mas pedindo algo em troca.
Entendo que devemos implementar estrategias para melhorar os lucros, mas muitas vezes pode sair o tiro pela culatra. Nos tempos em que eu vendía sandwiches, comecei o negocio entregando umas amostras de graça aos vizinhos e conhecidos, foram umas 40 amostras: de todos os que receberam issas amostras so um (1) ficou fregués... todos os outros clientes fieis que depois teve a "sanduicheria" foram pessoas que nunca receberam nada de graça... misterios da psicología humana.
Uma vez perguntei a um arquiteto especializado em decorações chiquérrimas mas de baixo custo por qué ele cobraba tão caro, si não ganharía mais cobrando mais barato, ele respondeu "quanto mais caro cobro mais especial se sente meu cliente, o barato não se valora".
Entendo que nem sempre pode se implementar toda estratégia a todos os públicos, mas eu trato de ganhar á freguesía com qualidade e serviço, mas tambén com sentido común e dignidade.
Abraços!
Luis Oscar Quinteros- PARTICIPANTE ATIVO
- Sexo :
Idade : 59
Localização : Teresina, Piauí
Número de Mensagens : 265
Data de inscrição : 26/01/2011
Emprego/lazer : leer, conversar
Humor : sol, nuvens, chuva, névoa...va dependendo
País :
Re: Cliente VIP.
doutrinador escreveu:Mas é Fabiano, os grandes restaurantes criaram o mito de ter de tratar o cliente com um monte de rapapés e isso foi seguido pelas pizzarias.
Não digo que optemos por atender o cliente nas suas "vontades" quando falamos de pratos caros, mas em pizzas, não vejo necessidade e acho que abre uma brecha pro cliente exigente exigir cada vez mais.
Doutrina
A primeira regra que aprendi no comercio, dita pelo próprio LELLIS de uma tratoria famosa aqui em Curitiba, foi a de separar clientes que você quer atender...
Veja:
1- Se queres atender classe C;D;E vc tem que ter preço otimo e quantidade, normal.
2- Se queres atender classe C+,B e A, só podes ter QUALIDADE, muita qualidade..E MIMAR TEUS CLIENTES pois, eles merecem....
Talvez seja isso que queira dizer....
te+
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Vejam parte dessa matéria, se preferirem leiam na integra.no link abaixo:
http://estudiobuteko.posterous.com/simplificando-a-vida-pizzaria-como-se-destaca
A ousadia também. Sempre que uma pizzaria inventava um sabor novo era só o que se falava na semana sendo no trabalho ou no colégio e todos queriam ir lá conferir. Os concorrentes demoravam a copiar. Preferiam inventar sabores mais ousados ainda e muitos dos sabores ousados que temos hoje nas pizzarias vieram desta época.
Hoje em dia estes fatores não são cruciais, e passaram de diferenciais para padrão, sendo assim, novidade não é mais um ponto decisivo na hora da escolha de uma pizzaria para a refeição. Não. Por mais que se invente qualquer sabor mirabolante, a novidade não vai durar mais de seis meses, sendo bem otimista. Nesse meio tempo, seu concorrente direto irá copiar, seu cliente não achará mais novidade e os McDonald's ou Habib's da vida inventarão surpresas supimpas ligadas a algum desenho de sucesso da TV a cabo ou a algum filme 3D da Disney que está estreando nos cinemas e as crianças encherão o saco para consegui-las a todo custo. O que já foi uma novidade saborosa inovadora há algumas semanas será vencida por um boneco cabeçudo de plástico. Isso é fato.
Ir à uma pizzaria com os amigos era uma grande opção de noite, sempre divertida para um grupo de amigos, romântica para um casal, boêmio para um solitário beber um pouco de vinho, enfim, era uma opção para qualquer grupo, faixa etária e nível social.
Hoje as pessoas recebem informações o tempo todo. É pelo celular, pela web, pela TV, pelo rádio, pelo correio, e o marketing direto (literalmente, aquele em que o garçom abordava a gurizada na calçada) dá cada vez mais lugar e ao webmarketing, ao marketing de guerrilha e a outras ferramentas, com o intuito de captar a atenção do público alvo, cada vez mais disperso pelo grande volume de opções de lazer, entretenimento e gastronomia.
Tendo em vista toda essa evolução do mercado em geral, não focando aqui apenas no ramo de pizzarias, mas no mercado como um todo, um anúncio ou divulgação qualquer que seja, por si só, não basta. Nem um pouco. É necessário que a empresa tenha um objetivo com aquela peça e toque o consumidor em sua alma. E para isso, em primeiro lugar é necessário descobrir duas coisas imprescindíveis:
1 - Quem é o seu consumidor?
2 - Qual consumidor você deseja prospectar?
As duas questões parecem redundantes, mas não são. A primeira diz respeito ao seu atual cliente, o já conquistado. A segunda é relativa ao cliente que você deseja atingir, aquele que ainda não descobriu o seu produto ou serviço, ou ainda, o que já sabe de sua existência, porém, por algum motivo, não simpatiza ou simplesmente passa indiferente.
O segundo passo, a partir do conhecimento do seu público, é a necessidade do desenvolvimento de uma imagem empresarial que agrade este público, tanto no apelo estético quanto no apelo conceitual. Frente a tanta concorrência, divulgação e preços semelhantes, o cliente que não conhece o seu atendimento, ou o seu produto, escolherá a marca de sua pizzaria ou a do concorrente de acordo com a forma que você se posiciona neste mercado, de acordo com a linguagem de sua abordagem, seja ela visual ou textual (e por isso a necessidade de conhecer tanto o público atual quanto o novo target) e também a que mais se aproximar de seus conceitos pré estabelecidos como indivíduo.
http://estudiobuteko.posterous.com/simplificando-a-vida-pizzaria-como-se-destaca
A ousadia também. Sempre que uma pizzaria inventava um sabor novo era só o que se falava na semana sendo no trabalho ou no colégio e todos queriam ir lá conferir. Os concorrentes demoravam a copiar. Preferiam inventar sabores mais ousados ainda e muitos dos sabores ousados que temos hoje nas pizzarias vieram desta época.
Hoje em dia estes fatores não são cruciais, e passaram de diferenciais para padrão, sendo assim, novidade não é mais um ponto decisivo na hora da escolha de uma pizzaria para a refeição. Não. Por mais que se invente qualquer sabor mirabolante, a novidade não vai durar mais de seis meses, sendo bem otimista. Nesse meio tempo, seu concorrente direto irá copiar, seu cliente não achará mais novidade e os McDonald's ou Habib's da vida inventarão surpresas supimpas ligadas a algum desenho de sucesso da TV a cabo ou a algum filme 3D da Disney que está estreando nos cinemas e as crianças encherão o saco para consegui-las a todo custo. O que já foi uma novidade saborosa inovadora há algumas semanas será vencida por um boneco cabeçudo de plástico. Isso é fato.
Ir à uma pizzaria com os amigos era uma grande opção de noite, sempre divertida para um grupo de amigos, romântica para um casal, boêmio para um solitário beber um pouco de vinho, enfim, era uma opção para qualquer grupo, faixa etária e nível social.
Hoje as pessoas recebem informações o tempo todo. É pelo celular, pela web, pela TV, pelo rádio, pelo correio, e o marketing direto (literalmente, aquele em que o garçom abordava a gurizada na calçada) dá cada vez mais lugar e ao webmarketing, ao marketing de guerrilha e a outras ferramentas, com o intuito de captar a atenção do público alvo, cada vez mais disperso pelo grande volume de opções de lazer, entretenimento e gastronomia.
Tendo em vista toda essa evolução do mercado em geral, não focando aqui apenas no ramo de pizzarias, mas no mercado como um todo, um anúncio ou divulgação qualquer que seja, por si só, não basta. Nem um pouco. É necessário que a empresa tenha um objetivo com aquela peça e toque o consumidor em sua alma. E para isso, em primeiro lugar é necessário descobrir duas coisas imprescindíveis:
1 - Quem é o seu consumidor?
2 - Qual consumidor você deseja prospectar?
As duas questões parecem redundantes, mas não são. A primeira diz respeito ao seu atual cliente, o já conquistado. A segunda é relativa ao cliente que você deseja atingir, aquele que ainda não descobriu o seu produto ou serviço, ou ainda, o que já sabe de sua existência, porém, por algum motivo, não simpatiza ou simplesmente passa indiferente.
O segundo passo, a partir do conhecimento do seu público, é a necessidade do desenvolvimento de uma imagem empresarial que agrade este público, tanto no apelo estético quanto no apelo conceitual. Frente a tanta concorrência, divulgação e preços semelhantes, o cliente que não conhece o seu atendimento, ou o seu produto, escolherá a marca de sua pizzaria ou a do concorrente de acordo com a forma que você se posiciona neste mercado, de acordo com a linguagem de sua abordagem, seja ela visual ou textual (e por isso a necessidade de conhecer tanto o público atual quanto o novo target) e também a que mais se aproximar de seus conceitos pré estabelecidos como indivíduo.
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
Josiel
No texto abaixo publicaste algo que venho falando aqui no forum a dois anos e me perdoem os amigos, não os vejo dando a devida importância a isso. A resposta a esses questionamentos deve ser feita muito antes de se pensar em montar a pizzaria, sem saber isso não adianta nada é tiro no pé. Afinal não da para atender gregos e troianos e hoje em dia até supermercados estão segmentados.
Não basta ser criativo, tem que ser objetivo e focado
No texto abaixo publicaste algo que venho falando aqui no forum a dois anos e me perdoem os amigos, não os vejo dando a devida importância a isso. A resposta a esses questionamentos deve ser feita muito antes de se pensar em montar a pizzaria, sem saber isso não adianta nada é tiro no pé. Afinal não da para atender gregos e troianos e hoje em dia até supermercados estão segmentados.
Jesiel Santos escreveu:
É necessário que a empresa tenha um objetivo com aquela peça e toque o consumidor em sua alma. E para isso, em primeiro lugar é necessário descobrir duas coisas imprescindíveis:
1 - Quem é o seu consumidor?
2 - Qual consumidor você deseja prospectar?
Não basta ser criativo, tem que ser objetivo e focado
Convidado- Convidado
Re: Cliente VIP.
trabalhar o sistema VIP, é complicado.
Eu não pretendo fazer isso tão cedo. mais vou dar um exemplo de uma lan house aqui do bairro.
O Sistema dele é bom e simples, e a questão de voce se tornar vip, vai do ponto de tal consumo atingido. ou seja, independente de quantas vezes voce vai na lan house, se voce atingiu o valor de R$250,00 em compras voce se torna vip, ou seja tem um preço mais baixo nas proximas vezes que voce for.
Acho isso o ideal, ai não banaliza o VIP, e tb dá a oportunidade de todos serem. acerte um valor fixo e quando o cliente passar desse valor ele vira vip.
A questão é o controle disso, já que voce não quer ter sistema. acho mais viável voce trabalhar com o bom e velho EXCEL no final de cada dia de trabalho, joga na planilha o consumo e quem é o cliente. deu o valor que voce fechou pra vip, voce informa ele, e em outra ABA, voce tem uma listagem de todos os vips, qualquer dúvida é só consultar, ele nem precisa de ter cartão e nada disso.
Com isso elimina intermediários usarem o cartão, pq só ele pode usar e no máximo extendido a 2 ou 3 pessoas.
Acho que é isso né.
Att.:
Rafael Quinelato.
Eu não pretendo fazer isso tão cedo. mais vou dar um exemplo de uma lan house aqui do bairro.
O Sistema dele é bom e simples, e a questão de voce se tornar vip, vai do ponto de tal consumo atingido. ou seja, independente de quantas vezes voce vai na lan house, se voce atingiu o valor de R$250,00 em compras voce se torna vip, ou seja tem um preço mais baixo nas proximas vezes que voce for.
Acho isso o ideal, ai não banaliza o VIP, e tb dá a oportunidade de todos serem. acerte um valor fixo e quando o cliente passar desse valor ele vira vip.
A questão é o controle disso, já que voce não quer ter sistema. acho mais viável voce trabalhar com o bom e velho EXCEL no final de cada dia de trabalho, joga na planilha o consumo e quem é o cliente. deu o valor que voce fechou pra vip, voce informa ele, e em outra ABA, voce tem uma listagem de todos os vips, qualquer dúvida é só consultar, ele nem precisa de ter cartão e nada disso.
Com isso elimina intermediários usarem o cartão, pq só ele pode usar e no máximo extendido a 2 ou 3 pessoas.
Acho que é isso né.
Att.:
Rafael Quinelato.
Quinelato- PARTICIPANTE
- Sexo :
Idade : 36
Localização : Cariacica - Espirito Santo
Número de Mensagens : 109
Data de inscrição : 21/12/2011
Emprego/lazer : Comprador
Humor : Muito Bom
País :
Re: Cliente VIP.
pra não ficar pra sempre, determine prazo de validade né.
tipo, os clientes vip tem prazo de 12 meses, ou seja todo ano voce zera e faz o cliente consumir novamente.
tipo, os clientes vip tem prazo de 12 meses, ou seja todo ano voce zera e faz o cliente consumir novamente.
Quinelato- PARTICIPANTE
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